Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 24 de julho de 2018

Vermes em crianças: pediatra ajuda a identificar sintomas

Dor abdominal, barriga inchada, cansaço sem razão aparente, períodos de oscilação entre prisão de ventre e diarreia, coceira no bumbum, entre outros. Esses sintomas em crianças podem ser sinal de verme. Mas, as mães não precisam se desesperar, pois o problema pode ser tratado de forma simples.

As verminoses são organismos parasitas que ficam, principalmente, no intestino e podem trazer prejuízos à saúde de adultos e crianças. No caso das crianças, por não conseguirem, muitas vezes, entenderem o que sentem, as mães precisam ficar atentas aos sintomas já citados e levar os filhos ao pediatra periodicamente, que identificará o problema nos exames, visto que alguns tipos podem não apresentar sintomas.

Algumas das vermes mais comuns são a ascaridíase (conhecida popularmente como lombriga), giárdia, ameba e a oxiuríase. De acordo com a pediatra Carla Sartori, a transmissão dessas verminoses estão comumente ligadas à água e alimentos contaminados. “Mãos sujas na boca, carnes mal cozidas, animais de estimação que não são acompanhados frequentemente por um veterinário, são alguns dos fatores que podem levar a essa contaminação”, explica.

A especialista afirma ainda que cada tipo de verminose possui um tratamento específico, normalmente, medicamentoso. Ela alerta ainda que alguns cuidados simples podem evitar o problema. “Higienizar bem as frutas e legumes e lavar as mãos com frequência já evitam a maioria dos tipos mais comuns”, complementa a médica.



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑