Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Autor vencedor do Prêmio Jabuti bate papo gratuito nesta terça-feira (14)

André Neves é o convidado da Festa Literária Arco-Íris que tem programação dedicada à literatura infantil



Vencedor do Prêmio Jabuti, André Neves vai conversar com as crianças sobre seu processo criativo (Foto: Ilustrações de André Neves)

Basta fechar os olhos para enxergar o que está escrito em um livro. Mas e quando a imaginação vem primeiro e só depois se transforma em palavras? É sobre isso que o ilustrador e escritor pernambucano André Neves, vencedor do Prêmio Jabuti, conversa durante a terceira edição da Festa Literária Arco-Íris (Flai), evento gratuito que acontece de segunda (13) a quarta-feira (15), na Escola Arco-Íris, em Brotas. 

Radicado em Porto Alegre, André conta um pouco sobre o seu processo criativo e faz uma sessão de autógrafos na festa que não se restringe aos alunos e é aberta ao público nesta terça-feira (14), a partir das 18h30. Apresentação da Pracatum, feira de livros da editora LDM e sussurros poéticos também estão na programação que faz parte dos eventos comemorativos dos 40 anos da Escola Arco-Íris. 

“Faz tempo que confabulo imagens. Algumas ficam na imaginação, outras, saem para os livros. Nem sei quantos. Sou pura imagem. Risco e rabisco. Só sei ser assim. Como se alma ilustração fosse”, escreve André Neves, que é autor de Nuno e as Coisas Incríveis, livro que teve três indicações ao Prêmio Jabuti 2017, vencendo o de melhor ilustração infantil; Tom, vencedor do Jabuti 2013; Obax, que recebeu o Jabuti de melhor texto e ilustração; e Sebastiana e Severina (Jabuti 2002).



Flai

Dedicada ao público infantil, a Flai foi criada como uma forma de incentivo à leitura das crianças. Durante quase dois meses, os alunos leem as obras do autor convidado e se preparam para o encontro que vai além da sessão de autógrafos. Oficinas com o autor e exposições de desenhos e quadros também fazem parte das atividades. 

“Quando as crianças têm contato com o autor, aquele livro deixa de ser distante. O livro precisa estar próximo. Estamos formando leitores, isso é hábito. É assim que a gente faz a criança gostar de um livro, ter desejo de comprar outros livros, de sentar e ler”, destaca a diretora da Arco-Íris, Adriana Rossetto, sobre o evento que já recebeu, em outras edições, autores como o escritor e ilustrador Fernando Vilela, vencedor do Jabuti, e Ilan Brenman, referência na literatura infantil. 

Psicóloga e idealizadora da Flai, Lena Lois reforça que “o elemento principal desse trabalho é ampliar todas as ações de leitura que já são feitas pela escola”. “Sabemos que atualmente o ato de ler se associa com leituras rápidas, como as leituras da tecnologia. Essa forma de ler já faz parte do dia a dia dos novos leitores. Mas os novos leitores também revelam uma dificuldade maior para se debruçar sobre textos mais longos e contemplativos como os textos literários. Daí a importância de apostarmos em ações como essa que aproximam o leitor de escritores e de suas obras”, destaca. 

Além dos aspectos subjetivos, Lena ressalta que é importante se preocupar com os aspectos pedagógicos. “As crianças têm que saber escrever. Escrever bem, hoje em dia, é joia rara. A qualidade da escrita pode ficar um pouco prejudicada. Então, a Flai faz um investimento geral: diversão e contato com o autor”, garante.



Breve biografia do autor

Nascido em Recife, André Neves, 45 anos, é escritor e ilustrador dedicado à produção de livros para infância e formação de leitores. Seus textos têm caráter sensível e poético, e estrutura dinâmica, o que atrai os leitores. Reconhecido internacionalmente, o autor ministra cursos e workshops sobre leitura e imagem. É professor docente da Scuola Internazionale d'Illustrazione Štěpán Zavřel, Itália, desde 2012. Vive em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.



Serviço
O quê: 3ª Festa Literária Arco-Íris

Quando: Dia 14 de agosto (aberto ao público a partir das 18h30); 13 e 15 (apenas para convidados).

Onde: Escola Arco-Íris, 88, Ladeira do Acupe de Brotas

Entrada gratuita

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑