Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Colégio em Cordeiros se destaca no reuso de água


Colégio Estadual em Cordeiros se destaca no reuso da águae na produção de orgânicos para a alimentação escolar.

A comunidade escolar do Colégio Estadual José Moreira de Cordeiro, localizado no município de Cordeiros (664 km de Salvador), está desenvolvendo uma série de projetos que aliam o processo de ensino e aprendizagem com a proteção e conservação do meio ambiente. 

As diferentes experiências sustentáveis de reaproveitamento da água e otimização da alimentação escolar foram apresentadas, neste domingo (26), ao secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e a técnicos do órgão central, durante visita na escola, cujo objetivo foi dialogar com gestores, professores e estudantes sobre questões de infraestrutura e, principalmente, voltadas ao fortalecimento do eixo pedagógico, o que inclui o novo perfil de oferta, com a inclusão  de novos curso técnicos de nível médio.Na unidade escolar, que possui 392 estudantes do Ensino Médio regular, há dois anos é desenvolvido um projeto que reaproveita a água das pias para a irrigação de orgânicos plantados na escola como pés de banana, mamão, acerola e outros, que são aproveitados na alimentação escolar, assim como pés de aipim e hortaliças cultivadas na horta. 

A água da pia chega às plantações através de mangueiras conectadas por canos que saem das pias. Já o sistema de irrigação é por gotejamento feito com garrafas pet. A escola também capta água de chuva por calhas e armazena para reutilização.As iniciativas são consequências do projeto ‘Juventude em ação por uma escola sustentável’, da Agenda 21, voltado para as necessidades da escola relacionadas ao meio ambiente. 

O projeto foi desenvolvido com a participação dos estudantes em articulação com as duas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM VIDA) criadas no colégio. “As ações da COM VIDA refletem positivamente na educação e na autonomia dos estudantes, pois eles se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem e multiplicadores de boas ideias. 

A participação deles é fundamental para tornar a escola um espaço cada vez mais sustentável e democrático”, destacou a professora de Geografia, Cíntia Paula Camargo Cordeiro.

Queijos - Outra importante iniciativa que também reflete na qualidade da alimentação escolar é uma parceria com a prefeitura do município. Através da Secretaria Municipal de Assistência Social são fornecidos para a escola uma média de 90 litros de leite por semana. Parte deste leite é utilizado na produção de queijos, iogurtes e sequilhos produzidos pelas merendeiras e que incrementam a alimentação dos estudantes.

A merendeiras aprenderam a fabricar os produtos à base de leite com a própria diretora do colégio, Ellen Caires Pessoa Costa, que viu nas receitas uma forma viável de evitar o desperdício, visto que os queijos são congelados e, com isso, acabam tendo validade de até seis meses. Já os iogurtes, possuem validade de uma semana. “Aprendi a fazer os produtos de forma artesanal com uma amiga e instruí as merendeiras. 

Hoje, elas produzem muito bem e os alunos gostam muito, inclusive do doce de leite e, desta forma, enriquecemos a alimentação, pois grande parte dos estudantes vive na zona rural e precisa de alimentos bem reforçados”, explicou a gestora.

O estudante Breno de Oliveira Nascimento, 16, 1º ano, assim como toda a comunidade escolar, aprovou todas as receitas incorporadas ao cardápio alimentar da escola. “É muito bom saber que parte da nossa merenda é produzida com alimentos cultivados na nossa própria escola. 

Os queijos e iogurtes são muito saborosos e as merendeiras fazem tudo com muita dedicação e carinho”, revelou. Já a merendeira Iavanete Jardim de Oliveira afirmou que “aprender receitas novas como queijos está aprimorando as minhas técnicas culinárias e isto é muito bom para nós, pois podemos produzir receitas diferenciadas e nutritivas para os alunos”, comentou. 

Fotos:Claudionor Junior

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑