Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Engenho Velho de Brotas recebe exposição Ocupa Lajes neste final de semana

Atividade gratuita terá também contação de histórias com Dona Cici, lojinha com obras de artistas do bairro, bazar e a encenação da peça “Um plano para matar Michel”, do grupo de teatro GrupUsina

Neste sábado e domingo (04 e 05 de agosto), das 10h às 17h, o projeto Ocupa Lajes desembarca no Engenho Velho de Brotas para realizar uma exposição gratuita de arte. Trata-se da mostra dos resultados das oficinas de Potinhoterapia e Estamparia, realizadas durante o mês de julho, no Cine Teatro Solar Boa Vista. A exposição fica em cartaz no espaço cultural do grupo de teatro GrupUsina (Varanda Sapoti, Rua Reis Príncipe, nº04, Dique do Tororó).
A abertura da exposição será realizada pela Vovó Ebomi Cici com contação de história, em seguida acontece a certificação dos participantes das oficinas. Às 12h, o público irá conferir a apresentação da peça "Um plano para matar Michel", do GrupUsina (sinopse abaixo).  Após a encenação, a exposição estará aberta ao público, que vai reunir também peças genuínas de artistas do bairro, além da realização do Bazar do Arco, que vai oferecer livros, roupas, bijuterias e calçados.
As oficinas de Potinhoterapia e Estamparia foram realizadas durante dois finais de semana do mês de julho e reuniu mais de 30 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. “Foi super bacana ter essa experiência e perceber como cada pessoa traduz sua vivência através da arte. A gente acha que vai lá ensinar, mas na verdade vai lá aprender como cada um lida com a diversidade artística”, ressalta Alex Ìgbó, artista visual que ministrou a oficina de Estamparia.
O projeto Ocupa Lajes foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2016 do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Iniciativa do Acervo da Laje, o projeto de formação, democratização e circulação das artes visuais em Salvador está em sua segunda edição e até o mês de agosto realiza oficinas gratuitas distribuídas nos espaços culturais da Secult.
O Acervo da Laje é um espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS), região que reúne aproximadamente 10% da população da capital baiana, segundo o IBGE. Sua galeria é composta por biblioteca, coleção de discos, fotografias, manuscritos, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros e esculturas, entre outras peças. Criado em 2010 pelo casal de educadores José Eduardo e Vilma Santos, o Acervo da Laje fica localizado em São João do Cabrito, bairro vizinho a Plataforma e está aberto para visitação pública. Interessados devem fazer agendamento através dos telefones (71) 3401-7804, 99382-8185 e 98637-8051 do Facebook do Acervo da Laje ou do site www.acervodalaje.com.br.
O grupo de teatro GrupUsina foi criado há 18 anos e tem o objetivo de apresentar espetáculos nos palcos, na rua e em outros espaços, independente do gênero, sempre explorando o espaço cênico e uma dramaturgia própria. Desde que surgiu na capital soteropolitana, o GrupUsina já se apresentou em diversas cidades brasileiras, angariou prêmios em festivais e conquistou o prêmio Braskem pelo júri popular de 2008, com a peça Gozo Frio. A pesquisa sobre os caminhos pelos quais o teatro pode dialogar com as questões políticas do Brasil segue sendo o norte do grupo.
Um plano para matar Michel - Escola sem partido, ideologias, liberdade de expressão e de opinião, machismo, homofobia, racismo, liberdade religiosa e de crença, política. O Brasil de hoje traçado pela redação de um aluno que trama matar o chefe do executivo brasileiro é o tema da peça Um plano para matar Michel. Texto e direção Uarlen Becker. Com Moisés Rocha e Sonale Fonseca. Classificação: 12 anos.

Serviço
O que: Exposição Ocupa Lajes – Engenho Velho de Brotas
Quando: 04 e 05 de agosto (sábado e domingo), das 10h às 17h
Onde: Espaço cultural do GrupUsina (Varanda Sapoti, Rua Reis Príncipe, nº04, Dique do Tororó)
Quanto: Gratuito.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑