Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Evento discute relaçao sustentável entre população e Salvador


Evento discute relação sustentável entre população e Salvador.

Refletir como Salvador pode manter uma relação sustentável com ajuda de seus moradores foi o objetivo do workshop Ecossistemas Sociais, realizado na sede da Fecomércio, na Casa do Comércio, na tarde desta quinta-feira (30). O evento faz parte de uma série de iniciativas para a construção da Estratégia de Resiliência de Salvador, documento que está sendo elaborado pela Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com a Fundação Rockefeller.

Participaram da atividade dezenas de representantes do setor público e da iniciativa privada, além de membros de ONGs, que se inscreveram no evento. Todos eles foram convidados pelo grupo de resiliência responsável pelo projeto para discutirem a situação de Salvador sobre ecossistema social, levantando pontos fracos e fortes que a capital baiana possui nesse tema. "Quando pensamos em ambiente social, devemos considerar o impacto como um todo. É como cada ação influencia naquela região e como a própria região impacta nisso", explica Daniela Guarieiro, especialista em resiliência e integrante do grupo organizador. Nicoly Lima, de 24 anos, é pesquisadora de redução de riscos e desastres, além de Embaixadora da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU) em Salvador. Ela explica que desde 2015 vem estudando o tema, e se inscreveu no workshop para se qualificar ainda mais e conseguir colocar em prática ações voltadas para essa pauta. "Quero saber como a cidade se comporta em relação à aplicabilidade desses processos. Quero colocar esse conhecimento teórico em prática", conta.Plano de Resiliência - Para a criação do planejamento de resiliência de Salvador foram definidas quatro frentes de trabalho: economia resiliente, ecossistemas sociais inovadores, transformação urbana inteligente e governança informada e inovadora.

A proposta é que a população contribua com o projeto, participando dos encontros e enviando suas ideias através do portal khub.net/salvador-resiliente.Por meio deste canal, é possível acompanhar as datas dos próximos eventos, saber as ações em andamento, dar sugestões para a estratégia e participar de fóruns de discussões. "Convidamos as pessoas pra dar ideias de ações e iniciativas.

O objetivo é sugerir ações de curto, longo e médio prazo", explica Adriana Campelo, diretora de resiliência do grupo ligado à Secis. "Queremos a participação de todos os grupos da sociedade. Fizemos um workshop no Subúrbio 360 [espaço multiuso educacional da Prefeitura]. A ideia é buscar setores diversos", completa.

O engenheiro ambiental Nivaldo Souza, 28, vai para Portugal para qualificar suas habilidades e voltar para Salvador para aplicá-las. Ele conta que veio ao workshop para entender do que Salvador precisa. "Quero saber a fundo o background de minha cidade antes de ir pra outro país. Quero saber como minha cidade está", afirma.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑