Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

IGHB promove palestra sobre "A coleção de Eros Martim Gonçalves e o Museu de Arte Popular da Bahia"

Nesta segunda(6 de agosto), às 17 horas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove a palestra "A coleção de Eros Martim Gonçalves e o Museu de Arte Popular da Bahia", que será pronunciada pelo professor doutor Luiz Freire (UFBA). 

O encontro vai destacar a formação da coleção de arte popular pelo dramaturgo pernambucano Eros Martim Gonçalves, diretor fundador da Escola de Teatro da UFBA, sua parceria com a arquiteta e designer italiana Lina Bo Bardi, a divulgadora da cultura material do sertão nordestino, a formação do acervo e fundação do Museu de Arte Popular, seu fechamento pela ditadura militar e principalmente a trajetória desse acervo, depois que ele retorna de São Paulo e passa para a tutela da Fundação Cultural do Estado da Bahia, sob a responsabilidade da museóloga Mary Rodrigues do Rio que, por décadas, militou a favor de sua integridade e da reabertura do museu. 

A palestra conduz a reflexões sobre temas como arte moderna e arte popular, arte-popular e poder, museu e poder, especificidades das culturas dos sertões baianos e sobre a dimensão da responsabilidade profissional na preservação dos acervos museológicos.  

O IGHB é uma inatituição apoiada pelo Estado da Bahia. Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h. Site www.ighb.org.br e tel. 71 33294463

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑