Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 25 de agosto de 2018

Projeto Escolas Culturais chega ao município de Vitória da Conquista


Foi lançado em Vitória da Conquista (518 km de Salvador), nesta sexta-feira (24), o projeto Escolas Culturais, que visa potencializar as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares da rede estadual de ensino e, também, fomentar novas atividades. 

A iniciativa, que está sendo implantada em 85 escolas estaduais, contou com seu lançamento no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com apresentações de fanfarra, música, poesia, teatro, dança e outras manifestações artísticas protagonizadas pelos próprios estudantes, incluindo uma participação do cantor e compositor Xangai.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou do ato e assinou uma ordem de serviço para o início das obras da cobertura da quadra poliesportiva da unidade escolar. “Esta escola também, a partir de agora, ganhará novos cursos, inclusive da Educação Profissional, pois é o que estamos levando para toda a rede estadual. 

Aqui estamos autorizando o que vocês levantaram enquanto demanda. Hoje em várias escolas temos cursos de teatro, de música, do eixo de produção cultural. A secretaria tem que ajudar a escola no que ela decide fazer e estamos levando coordenadores pedagógicos para todas as escolas, justamente a partir de uma necessidade apontada por diretores e gestores”, destacou Pinheiro, que fez a entrega de 25 chromebooks para o desenvolvimento do projeto e-Nova Educação, em parceria com o Google, levando internet de alta velocidade com diversos conteúdos interativos para as salas de aula. 

Um dos destaques do evento foi a apresentação de Xangai com seus dois filhos João Pedro Andrade, 17 e Pedro De Duvê, 18, que cursam o 1° e o 2° ano, respectivamente, na unidade escolar. “Foi muito especial poder cantar com eles a música ‘João e Duvê’ que foi composta pelo meu pai em nossa homenagem e que trata de temas como família, felicidade, pescaria e orientação entre pai e filhos. Meu pai é um artista local com mais de 40 anos de carreira e que serve de inspiração para outras pessoas que também apreciam música como arte”, afirmou João Pedro Andrade.

Escolas Culturais - A iniciativa é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação (SEC), de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. Cada escola onde o projeto é desenvolvido passa a contar com um coordenador cultural, numa parceria com a NEOJIBÁ, além de ações de requalificação e aquisição de novos equipamentos para projeção de audiovisual, apresentações artísticas e internet banda larga para o desenvolvimento de programas de rádio e ações de estímulo ao empreendedorismo. A partir da Educação Profissional, diversos cursos das áreas de produção cultural já estão sendo ofertados para fortalecer ainda mais o projeto. O evento também contou com a presença do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cézar Lisboa.

Antes do lançamento do projeto Escolas Culturais, em Vitória da Conquista, o secretário da Educação visitou um terreno no bairro Campinhos, onde será construída uma nova unidade escolar, descentralizando a oferta educacional no município.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑