Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

TGM recebe espetáculos do Uruguai durante o FilteBahia


TGM recebe espetáculos do Uruguai durante o FilteBahia.
2018.

O Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia) comemora sua 11ª edição em sete espaços teatrais de Salvador, dentre eles o Teatro Gregório de Mattos (TGM) e o Espaço Cultural Barroquinha, ambos administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

De 1º a 08 de setembro, com espetáculos do Uruguai e de estados como Bahia, Alagoas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, o festival traz uma vasta movimentação à cena artística da cidade. O festival terá como tema desta edição o Uruguai, país que será apresentado com quatro espetáculos, com leituras dramáticas dos próprios textos que serão encenados, debates sobre dramaturgia uruguaia, venda de livros, mesa de discussão sobre o papel da mulher no teatro uruguaio e sobre gestão e produção em artes cênicas e cultura no país.

Os espaços administrados pela FGM receberão quatro espetáculos estrangeiros e dois nacionais, totalizando seis dos 16 que se apresentarão no festival. O Espaço Cultural Barroquinha receberá a estreia do solo ‘Medeia Negra’, da atriz Marcia Limma, do grupo baiano Vilavox, nos dias 1º, 02 e 08 de setembro, às 19h, com classificação etária de 16 anos. 

Nos dias 05 e 06 de setembro, às 19h, será apresentado o espetáculo ‘Outros Problemas de Humanidade’, da Mostra de Teatro Uruguaio, com classificação etária de 12 anos.

O Teatro Gregório de Mattos terá nos dias 1º, às 20h, e 02, às 19h, o espetáculo ‘Cartas De Rodez’, do grupo carioca Amok, com classificação etária de 14 anos. Nos dias 03 e 04 de setembro, às 19h, será apresentado o espetáculo ‘Simone, Mulher Partida’, da Mostra de Teatro Uruguaio, com classificação livre. 

Nos dias 05 e 06 de setembro, às 19h, o público pode conferir o espetáculo ‘LÍTOST’, também da Mostra de Teatro Uruguaio, com classificação etária de 14 anos. Nos dias 07 e 08 de setembro, às 19h, o público terá o espetáculo ‘Sobre a Teoria do Eterno Retorno Aplicada à Revolução no Caribe’, finalizando as apresentações da Mostra de Teatro Uruguaio, com classificação etária de 16 anos. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o FilteBahia é um dos mais importantes Festivais de Teatro da América Latina e realiza sua 11ª edição, focando no panorama teatral uruguaio, sem deixar de abrir espaço para a produção local e nacional. “Mantendo sua marca de pesquisa e experimentação, o Festival promove um colóquio sobre a obra de Artaud, um dos mais instigantes pensadores das artes. O Oco Teatro Laboratório ocupa os espaços da FGM com uma programação rica e diversa”, acrescenta.

Um dos fundadores e diretor artístico do Festival, Luis Alberto Alonso afirma trazer sempre ao Festival a temática social como prioridade. “Nós procuramos espetáculos que dialoguem com a nossa realidade. São espetáculos de formato médio e com temática como o fascismo, o racismo, a homofobia”. 

O ator Genário Neto participa do Festival como plateia há cinco anos, e já se apresentou em 2016 num dos espetáculos, repetindo a atuação na edição deste ano. “Festival de produção artística é um ato de resistência, pelo cenário que a cultura está inserida atualmente. 

Para além disso, tem uma importância grande por unir público nos espaços culturais da cidade e por dar visibilidade ao trabalho do artista”, afirma o ator, e acrescenta que a variedade dos locais de apresentação movimenta a cidade e possibilita a ocupação da população às ruas de Salvador.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑