Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Camaçari ganha projeto de incentivo à leitura


Acervo de 1200 novos livros e espaço de leitura revitalizado são ações do projeto Leitura no Campo, que chega à cidade em 14 de setembro.

Goiás, Mato Grosso, Minhas Gerais e São Paulo já receberam unidades do projeto em 2018 Camaçari (BA), Setembro de 2018 – No próximo dia 14 de setembro (sexta-feira), 1200 novos livros, entre romances, mangás, contos, filmes e títulos juvenis, chegam à Escola Municipal Cosme de Farias, na cidade de Camaçari, interior da Bahia. O novo acervo é uma das ações do projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare e patrocínio da Bayer via Lei Rouanet e Ministério da Cultura.

Além de livros que são de difícil acesso e estão entre os mais procurados pelo público infantil e adolescente, a escola ganha a revitalização da sua biblioteca com novo espaço de pintura, mesas e cadeiras de leitura e ambientação lúdica para acolhimento dos 475 alunos – entre 11 e 15 anos - e 30 educadores que utilizam o local, além de também passar a servir a toda comunidade do entorno.

O projeto Leitura no Campobusca a formação de novos leitores em comunidades com pouco acesso à literatura. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização de espaços de leitura.

O foco é oferecer novos títulos que abrangem temas atuais, dando espaço para a diversidade,com livros em braile e áudio-livros. “Para nós, a chegada deste projeto é uma conquista muito importante, ainda mais para uma escola localizada na periferia, como a nossa. 

Percebo que esse novo acervo vai funcionar como uma abertura para outros conhecimentos, vai ser uma potência para essa comunidade, afinal a escola é a porta de entrada para esse mundo letrado e precisamos ter ferramentas para isso. Estou realmente muito feliz”, comemora a diretora da escola, Edicleia Pereira.

Neste ano de 2018, o Leitura no Campo vai reestruturar, no total, 10 bibliotecas ou espaços de leitura já existentes no Brasil, tanto no que tange à adequação do espaço físico como a doação de acervos. O projeto vem atuando em espaços que precisam de suporte e melhorias para atender as comunidades do país, já tendo inaugurado, este ano, unidades em Coxilhas e Não-me-Toque (RS), Paracatu e Cachoeira Dourada (MG), Campo Verde (MT), Santa Helena (GO) e São José dos Campos (SP).O acompanhamento do projeto após a doação do acervo é realizado pelas escolas por meio do Biblioteca Fácil, um sistema que gera relatórios sobre empréstimos, livros lidos e temas mais buscados. 

O Leitura no Campo parte do princípio de que as bibliotecas são espaços vivos para trabalhar a imaginação, a colaboração, a aprendizagem e a produção de conhecimento.

A iniciativa aposta na qualidade técnica dos serviços prestados para alcançar o objetivo final de formação de novos leitores. “Um grande desafio do nosso projeto é dar acesso ao livro e a leitura em comunidades no interior do Brasil.  No entanto, o desafio vai além de ter bibliotecas, precisamos democratizar a leitura e o ato de ler " explica Katia Rocha, Diretora da Rede Educare.

Segundo a líder de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade da Bayer para América do Sul, Danielly Crocco, investir em educação é o caminho para que transformações positivas aconteçam. “Ajudar no desenvolvimento das comunidades em que a Bayerestá inserida é essencial para a empresa. A parceria com a Rede Educare nos ajuda a colocar isso em prática, por meio do incentivo à leitura”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de cidades com bibliotecas subiu de 76,3% para 97,1% entre 1999 e 2014. Dos 5.570 municípios, apenas 112 ainda não possuem espaço público de leitura.  A iniciativa do projeto Leitura no Campo vai ao encontro da Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver biblioteca nas instituições de ensino do país. O projeto também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.

SERVIÇO
Leitura no Campo - Camaçari (BA)
Inauguração: 14 de setembro
Local: Escola Municipal Cosme de Farias       
Endereço: Begônias, DAS, S/NTel: 3622-1285.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑