Escola no Bairro da Paz ganha horta nesta quarta (05).
Salvador ganhou nesta quarta-feira (05), mais uma horta escolar. Dessa vez, é a Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, localizada na Rua Nelson Mandela, no Alto da Bela Vista, que receberá o plantio de verduras, legumes, ervas e temperos.
O terreno terá 15 leiras, totalizando 32 metros quadrados de áreas para cultivo, e os vegetais colhidos servirão para incrementar a merenda escolar oferecida na instituição. Além de oferecer alimentos de qualidade, a atividade tem fins pedagógicos e estimula o contato com a natureza.
No local, serão plantadas 24 mudas de alface, 60 de cebolinha, 38 de salsa e a mesma quantidade de coentro, além de 9 pimenteiras, 6 mudas de pimentão e 4 de tomate. Além disso, haverá 3 mudas de alecrim, 12 de manjericão, 18 de hortelã - nos tipos graúdo e miúdo -, o mesmo número de orégano e 24 de erva-cidreira. Sementes também serão cultivadas no local: rabanete, rúcula e quiabo, sendo cinco gramas de cada.
A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), responsável pelo projeto, em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que limpou a área. A horta será mantida pelos professores, pais e alunos da instituição de ensino. O grupo contará com a assistência técnica da Secis para realizar as atividades de rega, capina, controle de pragas, entre outros procedimentos.
Guia - A comunidade acadêmica terá um importante instrumento para auxiliar no cuidado com a horta: o Guia Para a Implantação de Hortas Urbanas e Escolares. Lançado no mês passado, o manual reúne orientações técnicas e dicas para planejar, manter e ser bem sucedido na criação desses espaços. O livro ainda ensina como cultivar 46 vegetais, entre hortaliças e frutas, e aponta a época ideal para plantar cada um deles em Salvador. O material pode ser baixado gratuitamente através do site ssamataatlantica.com.
0 comentários :
Postar um comentário