Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 11 de setembro de 2018

HGE passa a contar com mais 46 leitos de ortopedia


O Hospital Geral do Estado (HGE) passa a contar, a partir desta segunda-feira (10), com mais 46 leitos de ortopedia, que irá duplicar a capacidade cirúrgica da unidade. 

Os novos leitos, entregues pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ocupam enfermarias dos 3º e 4º andares do HGE 1, onde antes funcionavam as enfermarias de queimados e de pediatria, transferidas para o HGE 2. 

Na oportunidade, o secretário afirmou: “entregamos mais 46 leitos de enfermaria no HGE, que serão dedicados exclusivamente ao pós-operatório imediato de cirurgias ortopédicas. Junto com os 102 leitos abertos no Hospital Alayde Costa, que fará o pós-operatório até a alta, poderemos realizar 500 cirurgias/mês a mais, além do que já vinha sendo realizado, impactando significativamente na redução da fila da regulação. "Para possibilitar a abertura dos novos leitos, foram investidos cerca de R$ 1,6 milhão em obras de infraestrutura e requalificação dos espaços e mais R$ 708 mil, em equipamentos, incluindo camas elétricas. Além disso, foram contratadas duas novas equipes de cirurgia ortopédica, com 29 médicos, sendo cinco anestesistas. 

Com a abertura dos novos leitos no HGE, a Sesab contabiliza em torno 600 novos leitos entregues apenas esse ano, sendo 39 no Hospital Geral de Vitória da Conquista; 101 no Hospital Prado Valadares; 74 no Hospital Clériston Andrade; 120 no Instituto Couto Maia; 102 no Hospital Alayde Costa e mais a liberação de 200 leitos em unidades da rede estadual, com a recente inauguração, do Centro de Hemodiálise, no Subúrbio.

A expectativa é que 300 pacientes sejam retirados definitivamente da fila da regulação, que terá seu tempo de espera reduzido. O HGEMaior unidade da rede estadual de Saúde em atendimento de urgência de trauma na Bahia, o Hospital Geral do Estado (HGE) completou esse ano 28 anos de funcionamento.

A unidade substituiu o antigo Hospital Getúlio Vargas (HGV), que funcionava no bairro do Canela, em função da necessidade de ampliar o atendimento. Em 2016, o hospital ganhou uma nova estrutura, denominada HGE 2, que ampliou número de leitos, bem como de salas cirúrgicas. 

O HGE realiza cirurgias de coluna e geral, neurocirurgia, cirurgia oftalmológica, pediatria, clínica médica, queimados, cirurgia reparadora e também possui um Centro de Tratamento de Queimados.

No ano passado, foi inaugurado o Centro de Bioimagem do HGE, que integra a Parceria Público Privada (PPP) de Diagnóstico por Imagem, e funciona com ressonância magnética de 1,5 Tesla, com capacidade de realizar cerca de 650exames por mês. 

A bioimagem já conta com dois tomógrafos computadorizados de 16 canais. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑