Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 13 de outubro de 2018

Eliane Brum e Catarina Guedes iniciam o terceiro dia da Flica

 Eliane Brum e Catarina Guedes iniciam o terceiro dia da Flica
 

No seu penúltimo dia de mesas redondas, a Festa Literária Internacional de Cachoeira recebeu as jornalistas Eliane Brum e Catarina Guedes para debaterem o tema “Um Olhar Feminino sobre a Arte de Sujar Sapatos” com mediação de Malu Fontes para baianos e turistas, que lotaram o Claustro do Convento do Carmo, na manhã deste sábado (13). A 8ª edição do evento homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo, representante da militância político-social e uma das autoras negras mais conhecidas do país.

Pela primeira vez na Flica, a escritora Eliane Brum do jornal El País falou da felicidade de conhecer Cachoeira e participar do evento.  “É uma alegria enorme está em Cachoeira por ser um centro de resistência, principalmente nesse ano em que o Brasil encontra-se amaçado num projeto autoritário. Está aqui é muito simbólico, nesse lugar aonde as pessoas sabem resistir e eu acho que uma das formas de resistência é nesse momento de tanta violência a gente ser capaz de falar de literatura porque a arte acessa nossos espaços de liberdade e é algo muito profundo dentro da gente por isso ela foi muito atacada. A arte sempre nos conecta com o que há de livre dentro da gente, então fico muito contente de está em Cachoeira nesse momento num festival literário”, disse a jornalista gaúcha. A escritora também falou sobre a crise da palavra e opinou em relação à politica brasileira. 

“Participar da Flica tem um significado muito grande pra mim, além de ser um divisor de águas para a minha carreira. O tema que debatemos traz uma ligação com as viagens e quilometragens, e tem muito haver com a mulher está presente em todos os lugares, aonde ela quiser”, comentou a jornalista baiana, Catarina Guedes. A escritora também falou sobre o papel do jornalismo de dono e de fake news.

O evento recebe ainda hoje nas mesas os escritores Zack Magiezi e Edgard Abbehusen, Patricia Hill Collins e Djamila Ribeiro, e a grande homenageada Conceição Evaristo. A Flica tem patrocínio máster do BNDES e Governo do Estado, apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira e Caixa e realização Cali, Icontent, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fotos: Ricardo Prado

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑