Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Estado busca qualificar assistência psiquiátrica



No Dia Mundial da Saúde Mental, que transcorre hoje, 10 de outubro, o Secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inspecionou o Hospital Juliano Moreira. Unidade da Secretaria da Saúde do Estado referência em psiquiatria, o hospital presta cerca de 4.400 atendimentos por mês, incluindo emergência, ambulatório e farmácia. A intenção da visita foi verificar as necessidades tanto de estrutura física quanto em relação aos recursos humanos, para qualificar cada vez mais os serviços do local, que oferece cuidados psiquiátricos em todos os níveis de atenção e busca promover a recuperação e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

“A ideia é melhorar cada vez mais a assistência psiquiátrica, que vem passando por uma transformação com a Política de Saúde Mental do Brasil”, pontua Fábio Vilas-Boas. Ele explica que no que tange à saúde mental, o que se vem construindo, com todos os segmentos envolvidos, são novas formas de cuidado às pessoas em situação de sofrimento ou transtorno mental, através da implementação da Rede de Atenção Psicossocial em todo o Estado, com base nos marcos legais relativos à Saúde Mental.

Ainda para ampliar a assistência na área de saúde mental, quatro novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) foram criados entre 2016 e 2017. Além disso, no primeiro trimestre de 2018, o Estado deu a ordem de serviço para a construção de 10 novos CAPS nos seguintes municípios: Salvador (2), Camaçari (1), Candeias (1), Dias D’Ávila (1), Itaparica (1), Madre de Deus (1), São Francisco do Conde (1), São Sebastião do Passé (1) e Simões Filho (1). A construção é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento via o Programa de fortalecimento do SUS na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Unidade de Emergência do Curuzu

Além da inspeção no Hospital Juliano Moreira, Fábio Vilas-boas foi à Unidade de Emergência Mãe Hilda de Jitolu, no Curuzu. Assim como na unidade psiquiátrica, a intenção da ida ao serviço de emergência foi verificar as necessidades, para melhorar a assistência.

Ascom Sesab

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑