Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Hospital da Mulher terá Unidade de Alta Complexidade em Oncologia

Referência estadual no diagnóstico e tratamento dos principais agravos que acometem a mulher, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) localizada em Salvador, terá serviços ampliados para transformar-se numa Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). As obras para instalação do serviço de quimioterapia, que foram inspecionadas hoje pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, já estão em estado avançado. O serviço, que será entregue ainda em outubro, contará com 20 poltronas para infusão de quimioterápicos.

Além do novo serviço, que ampliará a assistência em oncologia, a unidade ganhará 27 novos leitos de enfermaria e outros dois mamógrafos digitais com estereotaxia, somando-se ao que já está em funcionamento no setor de bioimagem e ao instalado na unidade móvel do hospital, que percorre o interior do estado. “Essa ampliação vai garantir atenção integral à paciente oncológica dentro do próprio hospital e também a possibilidade de aumentar a capacidade de realização de cirurgias”, destacou Fábio Vilas-Boas.

Desde a sua inauguração, em setembro de 2017, o Hospital da Mulher já prestou mais de 160 mil atendimentos. Foram realizadas mais de 13.500 cirurgias e 450 mil exames laboratoriais e de bioimagem. Entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados pela unidade, destacam-se, na área de mastologia, a mastectomia e setorectomia. Já na oncoginecologia, os procedimentos mais procurados são as histerectomias e cirurgias que tratam de patologias oncológicas relacionadas ao útero, colo do útero e ovários.

A unidade conta atualmente com 136 leitos, sendo 10 de UTI, e oferece, além de internação hospitalar, serviços de atenção às mulheres em situação de violência sexual (AME). A expectativa para 2019 é de ampliar fisicamente o hospital, para que venha comportar um acelerador linear (serviço de radioterapia).

No ambulatório, a unidade contempla os serviços diferenciados de alta resolução para diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e de mama, além de planejamento familiar, mastologia, oncoginecologia, cirurgia plástica, urologia, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose.

Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve passar por uma avaliação na unidade básica do seu município para ser cadastrada no sistema Lista Única. A partir de então, será agendada uma consulta no Hospital da Mulher.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑