Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Pessimismo entre empresários baianos diminui em setembro

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano, índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em setembro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior. O ICEB marcou -79 pontos no mês de setembro, melhora de 89 pontos em relação ao registrado em agosto (-168 pontos). Em setembro, o ICEB quebrou a sequência de cinco recuos seguidos e alcançou o maior nível de confiança desde maio último.

A expectativa geral do empresariado baiano, dessa forma, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 25 meses seguidos nessa região. O último registro positivo do referido indicador ocorreu em abril de 2013.

A melhora do nível de confiança, captada na passagem de agosto a setembro, evidenciou o progresso no indicador dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -47 para 28 pontos), Indústria (de -134 para 6 pontos), Serviços (de -203 para -118 pontos) e Comércio (de -143 para -107 pontos). No entanto, ao final, o pessimismo ainda vigora em dois dos setores.

A Agropecuária apresentou a melhor pontuação entre os setores pela quinta vez seguida. A Indústria exibiu o maior avanço da confiança, voltando a apresentar indicador positivo após quatro meses. A atividade de Serviços, por sua vez, permaneceu no posto de mais pessimista pelo segundo mês consecutivo. Por fim, o Comércio, após quatro quedas em sequência, revelou o menor avanço entre as atividades.

Do conjunto de itens avaliados, crédito, PIB estadual e PIB nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, inflação, vendas e capacidade produtiva apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.
--

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑