Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Representante da literatura de periferia visita escola em Tancredo Neves

Resultado de imagem para periferia em salvador


Cerca de 30 alunos submetidos ao internamento na Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador (Case-Salvador), na Escola Municipal Professor Carlos Formigli, localizado no bairro de Tancredo Neves, participaram de uma roda de conversa com o escritor paulista Michel Yakini. O escritor e arte-educador, um dos principais nomes do movimento de literatura da periferia em São Paulo, contribuiu com reflexões significativas para os alunos que precisam reconstruir suas trajetórias na sociedade.

O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (2). Yakini, que desembarcou na capital baiana para cumprir agenda durante toda esta semana, decidiu que o primeiro compromisso fosse com esses alunos, justamente por serem os verdadeiros personagens das suas histórias. “Essa foi a melhor forma de abrir meus trabalhos aqui em Salvador. A vertente dos meus livros são os jovens periféricos, como eu, que vieram e vivem nas periferias, e eles acabam se identificando. Se veem em mim e eu neles. Estar aqui tão próximo faz quebrar esse paradigma de que a literatura é algo distante para eles”, pontuou o escritor.

O arte-educador ainda destaca o talento e criatividade dos alunos – muitos deles apresentaram textos e composições próprias – e chama atenção para esses talentos que podem ser transformados em uma porta de mudança de tristes realidades. “Acredito que eu estando aqui é como se fosse um incentivo para esses jovens. Eles veem que eu consegui e são impulsionados por minha história a perder o medo e mudarem de vida através da arte”, conta Yakini. “É uma experiência de diálogo, de envolver os estudantes com o artista e sem dúvidas uma ação pedagógica que tem o sentido de tocar, precaver e promover a reflexão que atravesse a realidade desses jovens, fazendo-os entender a arte como uma outra forma de viver”, afirmou Eliane Silva, vice-diretora da instituição.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑