Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 14 de outubro de 2018

Sema-BA lança cartilha de gerenciamento costeiro



Sema-BA lança cartilha no XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro

A cartilha Caminhos para Construir um Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro será lançada dia 16, em Santa Catarina



A cartilha Caminhos para Construir um Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, elaborada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Sema), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), será lançada no próximo dia 16 de outubro, às 12h, no Espaço de Convivência do XI ENCOGERCO - Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro. O encontro acontece em Florianópolis (SC), no hotel Sesc Cacupé (Rodovia Haroldo Soares Glavan, 1670, Cacupé), de 15 a 20 de outubro.


A cartilha produzida pela Sema foi elaborado pela equipe técnica da Superintendência de Planejamento e Gestão (SPA) e abriga oito capítulos e um cartograma dos municípios costeiros do estado da Bahia. A cartilha tem como objetivo auxiliar processos de planejamento da gestão municipal, contribuindo como mais uma ferramenta de apoio a grupos de trabalho municipais e demais atores interessados no tema das zonas costeiras. O capítulo 2 é o mais específico para a Bahia; e os demais podem ser utilizados por outros estados e municípios do Brasil, devendo apenas incorporar as especificidades locais, para elaborar um Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro - PMGC.


O conteúdo apresenta o tema do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, com uma breve contextualização histórica e legal, em seguida, discorre sobre as características da zona costeira na Bahia. Na sequência, discute sobre a importância das políticas públicas e dos instrumentos para o gerenciamento costeiro. E a partir deste ponto, enfatiza o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, apresentando informações relevantes e passos para sua construção, destacando os princípios da Educação Ambiental e as metodologias participativas como elementos estruturantes do processo.


Eventos – O XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro e o II Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas – II SBPA devem proporcionar um espaço de debates técnicos e científicos no que se refere a interconectividade entre o comportamento do ambiente praia, especialmente da linha de costa, e a gestão costeira.

O Brasil possui uma das mais extensas zonas costeiras do mundo, com mais de 8.500 km de Costa. Nessa área vivem cerca de 26,6% da população brasileira. Assim, o uso e ocupação de maneira ordenada da zona costeira, representa um dos maiores desafios para a gestão ambiental do País.

Mais informações sobre os eventos em http://www.praiaegestao.com.br/.



O que:

Lançamento da cartilha Caminhos para Construir um Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, da Sema-BA



Quando:

Dia 16 de outubro, às 12h, na programação do XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro e o II Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas

Onde:

Espaço de Convivência do XI ENCOGERCO

Hotel Sesc Cacupé - Rodovia Haroldo Soares Glavan, 1670, Cacupé – Florianópolis (SC). Tel: (48) 3231-3205

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑