A programação, que vai até o dia 27 de outubro, inclui debates, palestras e informativos sobre a doença
Para marcar o Dia Nacional de Luta Pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, lembrado no dia 27 de outubro, o Shopping Center Lapa e a Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL) promovem a III Semana sobre a Doença Falciforme. Com acesso gratuito, as ações acontecem a partir desta terça-feira (23) e seguem até 27 de outubro, no piso L1 do empreendimento.
Entre os destaques da programação, circuitos de palestras, bate-papo, debates, orientação de saúde, além da exibição de documentário com temas da Doença Falciforme. No sábado (27), a programação é especial para o público infantil com atividades de contação de histórias, dança e cantigas de roda, jogos lúdicos, brincadeiras e pintura facial.

A Semana sobre a Doença Falciforme visa orientar a população sobre a patologia, os sinais e sintomas, além de destacar a importância da detecção precoce, que é fundamental para o início do acompanhamento, tratamento e melhoria na qualidade de vida. "O nosso propósito é tirar a doença falciforme da invisibilidade e combater o preconceito com informação”, diz o coordenador geral da Associação Baiana de Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL), André Gomes.
As ações contam também com apoio da Fundação Hemocentro da Bahia (HEMOBA), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Fórum Acadêmico de Saúde (FAS), o Levante Popular da Juventude, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA), o Grupo de Estudos sobre Mulheres da Faculdade de Enfermagem da UFBA (GEM/UFBA), o Instituto de Beleza Gente Bonita e Programa de Atenção as Pessoas com Doenças Falciformes (PAPDF) de Salvador.
Sobre a Doença Falciforme
A doença falciforme é um conjunto de distúrbios que causam a deformação e destruição dos glóbulos vermelhos. Conhecida como a doença que provoca fraqueza óssea, os principais sintomas da enfermidade são: anemia crônica, icterícia (cor amarelada na pele e nos olhos) e dores nos ossos, músculos e articulações. Os tratamentos incluem medicamentos, transfusões de sangue e, em casos raros, o transplante da medula óssea. Em Salvador, o diagnóstico pode ser feito nas unidades básicas de referência e o tratamento completo é realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS).
SERVIÇO
O quê: III Semana sobre a Doença Falciforme
Quando: de 23 a 27 de outubro
Onde: piso L1, Shopping Center Lapa
Quanto: Gratuito
VEJA A PROGRAMAÇÃO DA III SEMANA SOBRE A DOENÇA FALCIFORME
23/10 - Terça-feira
09h - Abertura Oficial
10h - Roda de Conversa: Rede de Cuidado com Maria Zenó (FENAFAL), Cândida Queiroz (MS), Antônio Purificação (SESAB), Fernando Araújo (HEMOBA)
13h - Intervenção Cultural
14h - Roda de conversa: Gestão na atenção com Mariana Maracajá, Marivonete Monteiro
17h - Intervenção Cultural
18h - Café Científico: Saúde da População Negra com Ubiraci Maltides e André Melo
24/10 - Quarta-feira
10h - Roda de Conversa: Saúde Bucal com Rosa Ester e Heloísa Laís
13h - Intervenção Cultural
14h - Roda de conversa: Relatos e Experiência nas unidades Básicas de Saúde com Edineide Coelho, Jucelita Candeas e Normeide Reis
17h - Intervenção Cultural
18h - Café Científico: Educação em Saúde com Ana Raquel de Moura e Anderson Reis
25/10 - Quinta-feira
10h - Roda de Conversa: Gestante com Doença Falciforme
Carina El-Sarli
Renata Costa
13h - Intervenção Cultural
14h - Roda de conversa: Mapeamento e Vulnerabilidade com Adriana Jesus e Vanessa Soares
17h - Exibição do documentário: Nas teias de Anasi - do diagnóstico à resistência
18h - Café Científico: Educação em Saúde: Tharcia Purificação, George Oliveira e Itana Barros
26/10 - Sexta-feira
10h - Roda de conversa: Direitos Social com Jamaica Santos e Deysiene Cruz
13h - Intervenção Cultural
14h - Roda de conversa: Promoção à saúde e Alimentação com Nivea Maria e Graça Wanderley
17h - Intervenção Cultural
18h - Café científico: Racismo com Emanuelle Goes, Samira Trindade e Arlindo Pereira
27/10 - Sábado
09h às 16h - Programação infantil (contação de histórias, dança e cantigas de roda, jogos lúdicos, brincadeiras e pintura facial)
0 comentários :
Postar um comentário