Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 14 de outubro de 2018

Superintendência Regional do Trabalho inaugura exposição que retrata o drama das vítimas do trabalho infantil

A mostra estará aberta à visitação pública até o dia 09 de novembro.



Na manhã de segunda-feira (08), a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia – SRTb/BA inaugurou a exposição Cartas da Exploração Infantil do Artista Plástico Elinaldo Costa. A mostra é composta por telas que chamam atenção para a exploração da mão de obra infanto  juvenil e traduzem situações que muitas vezes acontecem em decorrência dessa prática.



A abertura solene da exposição foi realizada na sede da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, no caminho das árvores, local que abriga a mostra. Com o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT-DS/BA e do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia – Satiteba, o evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos e entidades que atuam no mundo do trabalho e na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.



Durante a sua fala, a superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz, ressaltou que o futuro das crianças e dos adolescentes não devem ser definidos por paradigmas sociais. “Pela emoção, pela arte e pelo olhar humano sobre o assunto é que podemos entender que não pode ser um padrão social que deve determinar o futuro de uma criança”, afirmou a Superintendente.

O Chefe da Inspeção do Trabalho na Bahia, José Honorino, explicou sobre a ideia de utilizar a porta de entrada da Superintendência para expor os temas relacionados ao mundo do trabalho, tendo como tema inaugural o combate ao trabalho infantil. “Essa é a primeira exposição que promovemos nesse espaço que será aproveitado para chamar a atenção dos frequentadores e do público em geral sobre temas relacionados ao trabalho. Com essa exposição queremos que o público reflita sobre as mazelas do trabalho infantil”.



Em seu pronunciamento, o Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luís Carneiro Filho disse que as telas motivam a todos na luta contra o trabalho infantil. “Acredito sim, que é possível avançar em relação às políticas públicas, mas essa arte e essa história contada nessas telas nos emociona, nos impulsionam e nos faz acreditar na nossa missão”.



Na ocasião, o Coordenador da atividade de fiscalização de combate ao trabalho infantil da SRTb -BA, Antônio Inocêncio, frisou o papel da sociedade no combate do trabalho infantil. O Presidente do SINAIT-DS/ Bahia, Roberto Miguel Santos, ressaltou que o apoio à exposição sobre o drama do trabalho infantil faz parte do compromisso social da Entidade. A Presidente do SAFITEBA destacou a importância da reflexão sobre o tema que por muitas vezes acaba desencadeando a prática do trabalho escravo.



Por fim, o Artista Plástico, Elinaldo Costa, autor das obras, descreveu as telas expostas e afirmou o compromisso da arte em retratar temas que interessam a toda sociedade “depois de pesquisar sobre o assunto, eu fiquei estarrecido com a vulnerabilidade a que estão expostas as crianças e adolescentes. Como artista, tenho um compromisso com a arte e a arte com a sociedade. Diante disso, me vi na obrigação de retratar o drama vivenciado por essas vítimas”. Explicou o artista.



O evento contou com a presença dos servidores da SRTb/BA e representantes de diversos órgão e entidades, como, a Juíza Angélica de Mello Ferreira, Presidente da AMATRA da 5ª Região; da médica Dolores Fernandez, Presidente da Sociedade Baiana de Pediatria; do Superintendente do Serviço Social da Indústria, Armando Alberto da Costa Neto;  do assessor jurídico do centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do MPE – BA, Rodrigo Rocha Guedes; do Coordenador da Juventude da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Rafael Oliveira Dantas; da Vice Presidente do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da Bahia – FETIPA/BA, Gildete Brito e do Diretor do Instituto Aliança, Emilton Rosa.

A exposição estará disponível para visitação pública até o dia 09 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.



Sobre o trabalho infantil - Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, existem 2.551 milhões de crianças e adolescentes de 05 a 17 anos em situação de trabalho. Na Bahia, são mais de 240 mil crianças e adolescentes nessa mesma faixa etária, sendo que 48,2% se concentram no setor agrícola.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑