Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

9a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária


Expositores da 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária recebem boas-vindas.

Os expositores da 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária tiveram um momento especial, neste sábado (24), quando ganharam as boas-vindas dos dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em reunião promovida no Parque de Exposições de Salvador. 

A feira conta com a participação de 270 empreendimentos, organizados em Armazéns da Agricultura Familiar, onde irão comercializar mais de dois mil produtos. A 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária começou hoje (24), e segue até o dia 02 de dezembro. É realizada em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). 

O processo de seleção dos empreendimentos aconteceu por meio de mobilização em nível territorial e municipal, com inscrições no edital de seleção. O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, explicou que esse encontro é uma preparação para o evento, quando são alinhadas todas as informações sobre a feira, as regras, os horários e se apresentam as equipes de organização e trabalho: “Toda equipe está mergulhada no evento e esperamos que todos se sintam acolhidos e parte do processo não só de uma semana, e não apenas como um vendedor ou vendedora. 

A expectativa é que todos se dediquem como fazem no seu dia a dia, nos municípios e nos territórios, na unidade agroindustrial de vocês, para que, ao sair daqui, todos saiam fortalecidos, depois de vender muito, participar das oficinas, cursos, rodadas de negócio e intercâmbios, além da interação entre os empreendimentos”. Madalena Lima, da Associação Mulheres de Fibra, do município de Maracás, Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, que participa pela primeira vez, salientou que é muito significante estar no evento: “Para nós, mulheres produtivas de Maracás, é uma bênção ver os nossos produtos, que até agora só eram vendidos na nossa Feira local da Diversidade. Aqui a expectativa é crescer, com o apoio que nós, mulheres rurais, vindas da Caatinga, estamos recebendo do Governo. Isso é maravilhoso”. 

Representando a Coordenação Estadual dos Territórios (CET) e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Eleneide Alves, ressaltou que a expectativa é que dê tudo certo, como vem acontecendo nos últimos anos: “Essa já é a 9ª feira que nós estamos ajudando na organização e a cada ano vem aumentando o número de empreendimentos cadastrados para participar. Sabemos que precisamos melhorar cada vez mais, mas temos a certeza que estamos fazendo um trabalho com a agricultura familiar e economia solidária reconhecido na Bahia, no Brasil e no mundo”. 

A Feira A 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária conta com uma programação diversificada que inclui o lançamento de novos produtos como aCerveja de Licuri, Iogurte de Café, Picolés de Frutas do Cerrado, Queijos de Leite de Cabra defumado e ao vinho, Banana Chips e Flocão de Milho não transgênico, além de uma Cafeteria e uma Chocolateria.

A feira é promovida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). No evento, 270 empreendimentos, entre cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, irão comercializar mais de dois mil produtos nos Armazéns da Agricultura Familiar, a exemplo dos doces, geleias, mel, pólen, dendê, cervejas e cachaças artesanais, café, cortes de caprinos e ovinos, pescados, castanhas, temperos, frutas desidratadas, hortifrúti in natura, derivados da mandioca, do licuri, do milho, do umbu, do leite, do cacau, da cana, couro e artesanatos, entre outros.

Os visitantes da feira também irão contar com uma Praça Gastronômica, Cozinha Show, apresentação de Tecnologias Sociais, entrega de Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), além de capacitações, oficinas e cursos e diversas atrações culturais.

Serviço
Local: Parque de Exposições de Salvador
Período: 24 de novembro a 02 de dezembro
Horário de funcionamento: das 8h às 22h
Ingresso: R$ 10 reais (crianças até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam).

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑