Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Acordeonista Junior Ferreira lança álbum solo na Bahia



Na capital baiana, o artista recebe Roberto Mendes no seu show e depois segue para apresentação no V Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro


Como uma merecida homenagem à sanfona, com 12 músicas que declaram a importância desse instrumento para a música brasileira, o acordeonista baiano Junior Ferreira lança o álbum “Casa de Ferreira” próximos dias 15 e 16 de novembro na Bahia. Há dez anos morando em Brasília, ele desembarca próxima quinta-feira (15) em Salvador, onde faz o primeiro show, às 17h30, na Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho, e segue para Juazeiro, onde se apresenta dia 16 (sexta-feira) no V Festival Internacional da Sanfona.


Em Salvador, Junior recebe como convidado o cantor e compositor santamarense Roberto Mendes e faz este que é o seu show de estreia da circulação de lançamento do álbum “Casa de Ferreira”, seu primeiro CD solo. No palco, completam o time Rodrigo Bezerra (guitarra) e Larissa Umaytá (percussão). Pedro Almeida (bateria) e Jhoninha Medeiros (baixo e tuba).


No V Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro, o artista é atração do segundo dia de shows, dividindo a grade com Silas França, Chico Chagas e Jason O’Rourke. Nesta edição, o festival tem a curadoria do sanfoneiro, cantor e compositor Targino Gondim e conta com a presença de diversos instrumentistas de projeção nacional e internacional. A circulação do artista tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e realização da Aruwá Produções. Os shows contam com intérprete de libras.



Apesar de “Casa de Ferreira” ser o primeiro registro solo de Junior Ferreira, o acordeonista já contabiliza experiência de um artista que tem reconhecimento em diferentes regiões do Brasil etambém no exterior. Basta dizer que a maioria das faixas do disco são autorais, sendo ele também quem assina os arranjos e direção musical. O trabalho retrata a trajetória do músico, suas parcerias, composições e influências.



Clodo Ferreira, Climério Ferreira - fiéis parceiros do Dominguinhos -, Ana Reis e Túlio Borges são alguns dos parceiros no álbum. Entre as participações estão os Mestres Luizinho Calixto, Durval Pereira e a cantora espanhola Irene Atienza. Duas canções são composições de Roque Ferreira e Zé do Norte.Tanto no disco quanto no show, a intenção é fazer um devido reconhecimento ao acordeompara música brasileira, mostrando suas possibilidades e tendências contemporâneas.



 “Queremos abrir ao público a porta desse universo do acordeom com delicadeza e propriedade e convidar todos a fazer uma imersão nos acordes do instrumento, compartilhando sons, sotaques, ritmos e estilos que ali se encontram” adianta o artista. Após a Bahia, Junior Ferreira segue para São Paulo, Brasília e Pernambuco divulgando o novo álbum em que ele, além de instrumentista, diretor e arranjador, estréia também como cantor. O álbum já está disponível nas plataformas digitais.



O ARTISTA - O acordeonista Junior Ferreirainiciou sua trajetória musical ainda na infância. Autodidata, foi a partir do contato com opiano e a flauta doce que veio o interesse pela música. Radicado em Brasília há dez anos, o baiano encontrou na capital federal um solo fértil para lapidar seus estudos e projetos musicais.

Graduado em Música pela Universidade de Brasília, o acordeonista atua também como professor no Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília.Refinamento e qualidade musical são apenas dois dos diversos atributos presentes no seu trabalho. Tradição e modernidade caminham juntas na sonoridade do artista, que traz influências de mestres como Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali, Pixinguinha, Astor Piazzolla, Luiz Gonzaga, Orlando Silveira,  Dominguinhos, dentre outros.

Com seu acordeom, já passou por países da África, Europa e América do Sul. Seu trabalho é hoje respeitado por colegas e parceiros musicais brasilienses e de outras regiões do país. Visto com apreço no meio musical, é considerando um grande representante de seu instrumento, por contribuir para a valorização da música brasileira.Seu amadurecimento artístico como solista provocou a necessidade de registro de suas investigações e criações a partir do universo do acordeom. E assim nasceu o seu primeiro disco solo, “Casa de Ferreira”

I SERVIÇO I              



Lançamento do CD Casa de Ferreira

Salvador

Local: Arena do Teatro Sesc - Senac Pelourinho

Data: 15/11 (quinta-feira)

Horário: 17h30

Entrada: R$ 10,00 (meia)

Classificação: Livre

Informações:  (71) 3324-4520





Juazeiro              

Serviço: V Festival Internacional da Sanfona

Local: Centro de Cultura João Gilberto

Data: 16/11 (sexta-feira)

Horário: 18h30

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre



* Os dois shows contarão com intérpretes de libras.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑