Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Caballeros de Santiago completa 58 anos

Associação hispano-galega traz para Salvador palestras sobre o Caminho de Santiago e intercâmbio na Universidade de Compostela

Os mistérios de um dos caminhos mais percorridos no mundo e o sonho de fazer intercâmbio em uma cidade mágica. Estes serão os principais temas que serão discutidos em Salvador no dia 19 de novembro.

As palestras fazem parte da programação do 58º Aniversário da Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago, que será comemorado com uma solenidade na sede da instituição situada no Rio Vermelho, a partir das 19h30min.

Caballeros de Santiago
Fundada em 1960 por um grupo de imigrantes espanhóis que queria divulgar a cultura e língua espanhola na Bahia, a Caballeros de Santiago já faz parte da vida cultural de Salvador. Ao longo de quase seis décadas, a Caballeros mantém vivo os vínculos de espanhóis e descendentes brasileiros com a Espanha, em especial com a região Galícia.

Além do ensino da língua espanhola, a Caballeros divulga a cultura ibérica com cursos gratuitos de baile galego, canto e panderia, baile infantil, dança flamenca com castanholas e xales, palestras e intercâmbios entre Brasil e Espanha.

Caminho de Santiago e a Universidade de Compostela
Há mais de dez anos, a Universidade de Santiago de Compostela (USC) e a Caballeros de Santiago mantem uma parceria para o intercâmbio entre alunos dos dois países. Através desse convênio, centenas de baianos já puderam viver uma experiência única na Universidade, que tem mais de 500 anos de existência e é considerada uma das mais prestigiadas da Espanha e Campus de Excelência Internacional.

Para dar mais detalhes, a Caballeros recebe a coordenadora dos cursos internacionais da Universidade de Compostela Carmen Ollero Novo. O intercâmbio na USC envolve o aprendizado da língua espanhola através de aulas, programas de trabalho, negócios, turismo e medicina, além de um curso único sobre o Caminho de Santiago, que leva os alunos-peregrinos através da rota medieval acompanhados com um professor da universidade.

image.png

Uma das mais antigas e conhecidas rotas de peregrinação do mundo, o Caminho de Santiago atrai peregrinos de todas as religiões e partes do mundo. Com quase 800 quilômetros de distância, tem como destino final o túmulo de Santiago Zebedeu, um dos principais apóstolos de Jesus. Para contar a história do Caminho, a Caballeros trará para Salvador um dos principais especialistas no assunto: Manuel F. Rodriguez, fundador da Associação de jornalistas e estudiosos do Caminho de Santiago.

Comunidade espanhola em Salvador
A Bahia possui a terceira maior colônia espanhola do Brasil, com a maior parte dos imigrantes vindo da região da Galícia, principalmente da província de Pontevedra. Embora a colonização tenha sido portuguesa, até hoje os espanhóis formam o maior grupo estrangeiro na Bahia. De acordo com dados do Consulado Espanhol, no período de 1861 a 1919 chegaram a Salvador 1.724 imigrantes. Já em 1936, foi constatada a presença de 3.601 espanhóis na Bahia. Dados do Arquivo Público do Estado da Bahia indicam que entre 1883 e 1950 mais de 17 mil espanhóis desembarcaram. Ao longo dos anos, os espanhóis foram responsáveis, principalmente, pelo desenvolvimento urbano de Salvador com a fundação de estabelecimentos comerciais de destaque (citar alguns). 

Confira a programação:

    18h30 - Nomeação da Sala de Reunião em homenagem ao Sr. Antonio Barcia Arruti “Chicho” (In Memorian)
    19h10 - Palestra: “Camino de Santiago Pasado y Presente” com Manuel F. Rodríguez, fundador da Associação de Jornalistas e Estudiosos do Caminho de Santiago
    19h30 – Palestra: “Intercanbio en la Universidad de Santiago de Compostela (USC)”, com Carmen Ollero Novo - Coordenadora de Promoção e Gestão Internacional da USC
    19h50 - Título de Sócio Honorário aos bailarinos da Caballeros de Santiago: (Andre Ricardo Rabelo Martins e Marcos Borges Ribeiro).  Entrega de Medalha Gran Cruz Caballeros de Santiago ao Empresário José Manoel  Garrido Cambeses Filho (Grande Hotel da Barra) e à Universidade Santiago de Compostela (USC).
    20h15 – Abertura da Exposição Máscaras Galegas/Maragojipanas. Lançamento do Livro “Nome”, de Matheus Peleteiro, com noite de autógrafos
    21h  – Coquetel com tortilhas e empanadas.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑