Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Diabetes atinge mais de 14 milhões de brasileiros e acomete o público feminino com maior incidência

Mais de 14 milhões de brasileiros têm diabetes. O dado classifica o País como a quarta nação com maior número de pessoas diagnosticadas com a doença, segundo a International Diabetes Federation. Mas, vale destacar que, apenas um em cada quatro brasileiros reconhece a gravidade do problema, que pode matar mais de 70 mil pessoas no Brasil, anualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Dia Mundial Contra o Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro, o clínico geral da Vitalmed, Guilherme Lazzari, explica que, dentre os fatores de risco, estão predisposição genética, sedentarismo, excesso de peso, alta ingestão de açúcar, além da falta de exercícios físicos. “Essas são as causas comuns do Diabetes tipo 2, que representa 90% dos casos da doença”, acrescenta.
Ainda de acordo com o médico, “no caso de Diabetes Mellitus do tipo 1, que representa 5 a 10% dos casos, a origem é autoimune, ou seja, o próprio organismo produz anticorpos que destroem as células do pâncreas, responsáveis pela secreção do hormônio insulina. Sem ele as moléculas de glicose não conseguem penetrar nas células, ficando, assim, acumulado no sangue e provocando o aumento da glicemia”, detalha.
Dentre os sintomas da doença que atinge mais mulheres do que homens, destacam-se: urina em excesso, sede intensa, aumento de apetite associado à perda de peso, indisposição, fraqueza muscular, alterações visuais etc. A dica de Guilherme Lazzari é “combater o sobrepeso e a obesidade com alimentação saudável, realizar atividades físicas e fazer visitar periódicas ao médico e nutricionista”.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑