Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 18 de novembro de 2018

Em povoado Camamu, chegada da água tratada é comemorada por moradores

A chegada da água tratada às torneiras das casas foi motivo de alegria e festejos na última quarta-feira (7) no povoado de Tiriri, localizado a cerca de três quilômetros da sede do município de Camamu, no sul do Estado. Para concretizar esse desejo antigo dos moradores, a Embasa implantou 3,4 quilômetros (km) de adutora de água tratada, derivando da linha tronco do sistema de abastecimento de água (SAA) de Camamu. Também foi implantada uma rede de distribuição de um quilômetro, beneficiando a comunidade de 800 habitantes, distribuídos em 185 residências. A mesma adutora de água tratada vai até o povoado vizinho de Limoeiro, que também receberá água tratada nos próximos meses. O custo total da obra é de R$ 369.898,66 e os recursos estão assegurados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Para marcar o primeiro dia com água em Tiriri, a Embasa promoveu uma reunião com os moradores na Escola Municipal Dr. Álvaro Ernesto. No encontro, técnicos da unidade regional da empresa em Itabuna colocaram em pauta a importância da água tratada para a saúde e qualidade de vida, o combate ao desperdício, a necessidade do cuidado com os mananciais e os riscos das ligações clandestinas na rede distribuidora, além de explicar sobre o sistema de tarifas. Os temais foram expostos pela assistente social da Thaíse Dias e por Heitor Sobrinho, colaborador da área comercial. Também tiraram dúvidas dos moradores o gerente do Escritório Local de Camamu, Osvaldo Jorge, e as técnicas Emmile Amaral e Stefanie Moreno. O secretário de Obras de Camamu, Joubert Ribeiro, representou a prefeitura na reunião.

O acesso à água tratada já está influenciando o comportamento dos moradores de Tiriri. Marinalva dos Santos, por exemplo, reformou a casa no povoado, onde vai passar a morar com a família, indo ao sítio na área rural apenas para lavrar a terra durante o dia. “Acho ótimo ter água tratada, a maioria sempre quis. Antes, a água não prestava sequer para limpeza da casa. Isso é uma benção”, declarou. Outro morador, Salvador do Nascimento, disse que “ver a água chegando na nossa porta e nas torneiras é maravilhoso”. No povoado de Limoeiro, próximo a Tiriri, a Embasa segue os trabalhos de implantação de 1,8 km de rede de distribuição. Lá, a estimativa é realizar mais 205 ligações de água, beneficiando cerca de mil moradores.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑