Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Escultura gigante é atração em evento sobre doenças sanguíneas

 Escultura gigante de Kleber Pagu alerta para diagnóstico de doença rara, em evento em São Paulo nesta sexta (2)

Comumente confundida com outras doenças por conta dos sintomas similares, a Doença de Gaucher é considerada rara, atingindo algo como 1 em cada 40 mil pessoal pelo mundo. Ela é caracterizada por uma alteração genética que impede que as células do corpo possam funcionar adequadamente, levando ao acúmulo de substâncias e problemas de funcionamento que progressivamente trazem danos ao paciente.

O Brasil é o terceiro país com o maior número de pacientes identificados, com 700 pessoas já diagnosticadas. Os principais sintomas da doença são fadiga, baço e fígado aumentados, sangramento pelo nariz, dor nos ossos e atraso no crescimento.

Para alertar a população e a classe médica sobre a dificuldade e importância do diagnóstico aprofundado, uma campanha lançada durante o maior congresso de hematologia e hemoterapia da América Latina, em São Paulo, expõe uma escultura gigante de um rosto humano, veja:


A escultura do artista Kleber Pagu está exposta no Hemo 2018 e representa a importância de um diagnóstico detalhado para a identificação da doença de Gaucher. Composta por fragmentos individuais, a obra funcionará como a representação visual para que especialistas apresentem resultados de estudos clínicos realizados no Brasil com medicamentos, bem como tratamentos orais que estão mudando o dia a dia de pessoas diagnosticadas com a Doença de Gaucher.

Sobre a Doença de Gaucher:

    A Doença de Gaucher é uma das patologias mais frequentes entre as relacionadas ao depósito lisossômico (DDL), com incidência internacional estimada em 1 para cada 40.000 pessoas.04
    Os sintomas da Doença de Gaucher são vários, podendo destacar fadiga, baço e fígado aumentados, sangramento pelo nariz, dor nos ossos e atraso no crescimento.

    A enfermidade é muitas vezes confundida com outras doenças com sintomas parecidos, o que dificulta o diagnóstico.

    A incidência estimada da Doença de Gaucher em estudos internacionais é de 1 para 40 mil pessoas.O Brasil é o terceiro país com maior número de pacientes identificados – já são mais de 700 brasileiros diagnosticados.

    O número aproximado de brasileiros que contam com tratamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é consistente com o número de diagnósticos, já que cerca de 700 pessoas estão em tratamento, segundo o Ministério da Saúde


SERVIÇO | Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO)
Organização: Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Data: 31 de outubro a 03 de novembro
Local: Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo.
Site: http://hemo.org.br/
Programação: http://hemo.org.br/programacao-cientifica/
 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑