Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de novembro de 2018

Exposição Mar da Bahia celebra a relação dos baianos com a água salgada



Treze fotógrafos embarcaram juntos na missão de fotografar o mar da Bahia e seu extenso litoral. O resultado desses registros compõe a exposição “Mar da Bahia”, que entra em cartaz na galeria Cláudio Colavolpe Photo Art (Av. Paulo VI, 796, Pituba), a partir do dia 23/11, com entrada gratuita. A vernissage para convidados será dia 22/11, às 19h30.


Mãe e filho caminham em direção ao mar, durante a festa do Bembé do Mercado, em Santo Amaro da Purificação-BA. Crédito: Caíque Costa.

A mostra propõe reacender a ligação das pessoas com o mar, uma celebração da relação que os baianos culturalmente possuem com a água salgada. “As imagens revelam cenas desde quem utiliza o mar por prazer, passando por aqueles que tiram seu sustento dele, até a religiosidade que tem como tradição prestar reverência às águas”, conta o fotógrafo Caíque Costa. “Nosso objetivo é proporcionar um momento de contemplação do mar além da superfície, um convite para adentrá-lo e ir mais fundo na sua essência”, completa.

O mergulho nos encantos do mar é inspirado através do olhar dos fotógrafos. “Os azuis do mar seduzem a contemplação e silenciamento da mente, ainda que em águas ora serenas ora sacudidas por movimentos misteriosos, fonte de alimento e lazer”, comenta a fotógrafa Marta Suzi, integrante da mostra.

Crédito Marta Suzi_.jpg

A praia de Itapuã, em Salvador-BA, pela lente da fotógrafa Marta Suzi



Desafios ao mar

Dentre os principais desafios de fotografar o mar, o fotógrafo e curador da exposição, Cláudio Colavolpe, destaca “fazer uma foto que saia do lugar comum, que transmita algo diferente, que faça o observador entender o sentimento que o mar lhe traz”. O desafio foi aceito e resultou um trabalho diversificado e rico, com cores e sensações diferentes para cada imagem que se vê.


O mar oferece uma paisagem viva, em movimento. “Fotografar o mar é uma entrega, basta mergulhar! A maré sobe, desce, morre... Sempre se renovando e encantando”, comenta a fotógrafa, Vânia Viana.

Crédito Vânia Viana_.jpg

Pescador na praia de Itapuã, em Salvador-BA. Crédito: Vânia Viana

Para o fotógrafo Will Recarey, a mostra também é uma oportunidade de “apresentar aos arquitetos, decoradores e público em geral, amante da fotografia e arte, que existe uma produção de fotos fine art de qualidade, proveniente de fotógrafos independentes, com excelência artística e um custo atrativo”, comenta Will.


Crédito_Will Recarey_.jpg

A tranquilidade das águas da Praia da Coroa, na Ilha de Itaparica-BA. Crédito: Will Recarey

Um oceano de imagens


São diversos os cenários, tons, texturas e molduras que harmonizam esse oceano de imagens. “A exposição mostra diversos olhares sobre como vemos o mar e essa relação tão íntima com os baianos de todo o litoral. Estar perto do mar revigora. A exposição está linda, vale o olhar dos outros sobre o nosso olhar”, comenta o jornalista e fotógrafo, Giácomo Mancini.



A mostra reúne 13 obras dos fotógrafos: Adrian Berenguer, Ana Kruschewsky, Bhruno Quadros, Caíque Costa, Cláudio Colavolpe, Giácomo Mancini, Gutemberg Barros, Luiz Gustavo Góes, Marcelo Araújo, Marta Suzi, Sandra Coelho, Will Recarey, Vânia Viana, com curadoria de Cláudio Colavolpe.

Serviço:

Exposição: Mar da Bahia
Abertura: 22 de novembro, às 19h30 (para convidados)
Visitação: 23 de novembro a 23 de dezembro de 2018. De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h
Local: Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art
Endereço: Avenida Paulo VI, 796, Pituba, Salvador-BA
Telefone: 3452-1966
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑