Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Jau e Dão abrem o EPA

  

Jau e Dão abrem o ‘EPA! Encontro Periférico de Artes’

O “EPA! Encontro Periférico de Artes” será aberto na próxima segunda-feira (12), às 19h, no Teatro Gregório de Mattos, com a participação dos cantores Jau e Dão e a apresentação do espetáculo Buque da Áttomos Cia de Dança- BA. Em sua segunda edição o Epa!, idealizado pela ExperimentandoNus Cia de Dança, reafirma o compromisso de valorizar e propagar a arte negra e periférica. 

O encontro acontece entre os dias 12 e 18 deste mês. Toda programação é gratuita, são mais de 20 atividades, que vão desde oficinas, shows, espetáculos, residências e bate papo.  Ainda no dia 12, antes da abertura oficial, a programação já inicia a todo vapor com a realização da oficina de Contos, Corporalidade e Performances Negras, ministrada pela doutoranda, mestre em educação e contemporaneidade, Hildália Fernandes,  das 09 às 12h, na Escola de Dança da Funceb – no Pelourinho.

O EPA! contará com ações em diversos espaços como Estação da Lapa, Escola Nelson Mandela, em Periperi, Espaço Xisto, Escolas de Dança da Funceb e da UFBa, Teatro Gregório de Mattos. Neste ano, o EPA vai promover o intercâmbio entre  artistas de várias origens e trajetórias, trazendo convidados do Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraguai. As atividades evidenciam a pluralidade artística do evento,  com diversas ações e atrações, sempre buscando fomentar a produção das artes negras.

No dia seguinte 13, a programação continua com apresentação, às 17h,  da The Fabolous,  na Estação da Lapa. E ás 20h, o espetáculo Borda Infinita, da ExperimentandoNUS Cia. de Dança, invade o palco  do Espaço Xisto Bahia.

Na quarta-feira, dia 14, o EPA! ocupa quatro espaços, das  9 às 12h, ocorre a Oficina de Literatura Negra com escritor e produtor cultural Jairo Pinto, no Colégio Nelson Mandela, em Periperi, no mesmo horário, na Escola de Dança da UFBa- Ondina estará acontecendo a oficina danças afro-indígenas com o diretor e coreógrafo da Cia Balé Baião-CE, e mestre em Educação Gerson Moreno.

Na parte da tarde, às 14h, na Escola de Dança da Funceb tem Oficina de Ateliê de Contos com escritora e mestra em critica cultural, Ana Fátima e o  poeta, produtor, Evanilson Alves. As 20h, será apresentado o espetáculo Prelúdio para Danças Caboclas da Cia Balé Baião do Ceará , no Espaço Xisto.

No dia 15, as atividades do EPA! serão realizadas no Espaço Xisto,  15h terá oficina de dança-pagode baiano com Cupim da Bahia. À noite, às 19h, apresentação do espetáculo “V de Viado”. Fechando a programação o EPA! vai receber uma atração internacional, quando a Cia Território Teatro-Danza de Assunção – Paraguai estará apresentando o espetáculo Humano Innombrable.

Residência

Além das atrações que incluem artes cênicas, oficinas e outros, o EPA! também vai oferecer uma mini residência, que será realizada de 13 a 16 de novembro no Espaço Xisto, das 9h ás 12 e 14h às 18h com objetivo de promover intercâmbio e troca de experiências de artistas da dança que atuam de forma independente no Brasil e no Paraguai. 

 No dia 16, a programação também vai contar com a presença do dramaturgo mineiro, Anderson Feliciano. O artista vai apresentar duas performances “Dentro”, às 11h30, na Estação da Lapa, e ás 19h30,  “Apologia a 3”  no Espaço Xisto Bahia. Logo em seguida a  Cia Território Teatro-Danza de Assunção do Paraguai se apresenta pela segunda vez no EPA!

Cinema no EPA!

Ás 15,  no Teatro Gregório de Mattos, a programação vai contar com a exibição do documentário a Batalha do Passinho, do diretor e cientista social, Emílio Domingos. Posteriormente acontece uma conversa com o diretor que tem no seu currículo três longas e 15 curtas-metragens. O documentário, a Batalha do Passinho, foi vencedor da Mostra Novos Rumos no Festival do Rio de Janeiro.

Quebradeira

E no dia 18,  a partir das 14h acontece um dos momentos mais esperado do encontro a Batalha do Pagode, no Teatro Gregório  de Mattos. Os vencedores da Batalha serão premiados.Os primeiros colocados das categorias feminina e masculina receberão R$ 700. Quem ficar em segundo o prêmio será de R$ 400,00.  A batalha vai contar com a participação especial do rapper Mr Armeng e  do DJ Mauro Telefunksoul.

 O EPA!

O EPA! é mais uma realização da ExperimentandoNus Cia de Dança. O encontro visa a disseminação da arte negra e periférica, através de varias linguagens artísticas.  O projeto conta com a direção de Bruno de Jesus e Inah Irenam.

O projeto foi contemplado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos – 2016. Tem  apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

  

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑