Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Pacientes hospitalizados realizam Mostra Pedagógica no Hospital São Rafael


Ao longo do ano, mais de 1500 crianças e adolescentes são beneficiadas com o projeto Classe Hospitalar, desenvolvido no Hospital São Rafael (HSR), em parceria com a Prefeitura de Salvador. A iniciativa consiste em levar atividades escolares ao paciente, no período em que ele estiver internado ou em tratamento domiciliar, dando continuidade normal aos estudos. Como conclusão do ano letivo, nos dias 21 e 22 de novembro, o HSR está realizando, pelo quinto ano consecutivo, uma Mostra Pedagógica, ao longo do dia, no térreo da unidade de saúde, com o objetivo expor os trabalhos desenvolvidos pelas crianças ao longo do ano, bem como os projetos, os livros e todas as temáticas trabalhadas. Haverá também atividades envolvendo música, teatro e literatura.



Realizado na unidade desde 2010, através de convênio firmado com a Secretaria Municipal da Educação (SEMED), o projeto Classe Hospitalar está em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com a Política Nacional de Educação Especial, garantindo o direito de crianças hospitalizadas ao atendimento e acompanhamento pedagógico.



As atividades ocorrem em uma brinquedoteca, montada na ala de pediatria do complexo hospitalar. Os pequenos, que têm condições de sair dos leitos, participam das aulas neste ambiente cercado por gravuras e colagens desenvolvidas pelos próprios pacientes. As aulas ocorrem sempre de segunda a quinta-feira, pela manhã e pela tarde. Leitura, pintura e atividades escritas são algumas das tarefas, às quais as crianças são submetidas durante o processo de ensino, com acompanhamento de perto dos pais.



A parte lúdica também está presente no projeto. Toda quarta-feira, o professor de música, Eudis Cunha, anima a garotada com aulas de canto e de instrumentos musicais. Quem não tem condições de sair dos leitos, também participa das atividades, que são planejadas e aplicadas após uma análise do quadro clínico do paciente e levando em consideração as limitações de cada um.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑