Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Prêmio Espantaxim anuncia vencedores de 2018

 A organização do Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim – anuncia os resultados finais da edição de 2018: ao todo, 230 textos de crianças com idade entre 7 e 12 anos foram selecionados como premiados, de um total de 3.393 participantes. Os pequenos escritores são provenientes de 48 escolas (públicas e privadas), de 96 cidades e 14 Estados: SP, MG, BA, MT, PE, PA, PB, PR, RJ, SC, SE, RO, RS e GO.



Os números refletem um dos maiores índices de participação entre todas as edições do Prêmio, criado para estimular o interesse das crianças pelo universo da literatura, da escrita e da leitura. Os 230 trabalhos premiados na edição de 2018 – 20 a mais em relação ao último concurso – serão reunidos na V Antologia – Prêmio Espantaxim 2018, que será prefaciada pelo prestigiado Presidente da Google do Brasil, Fábio Coelho. “Sempre procuramos uma personalidade influente na área relacionada ao tema do concurso. E o Fábio gentilmente aceitou o nosso convite para escrever o prefácio da publicação”, explica a autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Prêmio Espantaxim.     



Na edição deste ano, as crianças foram convidadas a escrever sobre o tema: “Futuro – Visão para um mundo melhor: Você embarcou em uma incrível máquina do tempo e chegou em 2050”! Os participantes poderiam escrever uma história, imaginando como estaria o mundo com os potenciais impactos dos avanços tecnológicos. Também poderiam participar escrevendo uma mensagem com sua visão para o futuro. Ou então, escrever uma linda poesia falando o que deseja para um mundo melhor.



Ainda de acordo com Dulce, a qualidade dos trabalhos enviados vem evoluindo a cada edição. “Notamos que houve um grande empenho dos professores e, consequentemente, nos deparamos com o maior aprimoramento na exposição das ideias em palavras, aumento do vocabulário e muita criatividade nos conteúdos”, destaca. “Esse melhor desempenho geral dos nossos pequenos escritores exigiu da nossa dedicada comissão avaliadora uma atenção redobrada. Se pudéssemos, enfim, premiaríamos todos”, acrescenta. 



Além do prefácio de Fábio Coelho, a V Antologia que reunirá os trabalhos vencedores do Prêmio Espantaxim terá em sua contracapa uma mensagem escrita pelo CEO da Touch Tecnologia e Informática, Ricardo Auriemo.



A cerimônia de premiação será realizada em 2019, no MASP, ícone cultural e turístico da capital paulista. O auditório do Museu tem sido o local escolhido para a entrega do Prêmio nas últimas edições, também devido à sua fácil localização. A data do evento será divulgada posteriormente.



Vencedores e Selecionados

O Concurso teve 32 vencedores entre as categorias Mensagem, Redação e Poesia; e 4 vencedores Destaque (nas categorias Originalidade, Criatividade, Carta e Poesia/Cordel). Além dos vencedores foram selecionados mais 194 trabalhos para fazerem parte da “V Antologia Espantaxim e O Castelinho Mágico”, um livro especial, ilustrado, onde são publicados os textos originais, com a letra das crianças, e também digitados, após terem sido devidamente revisados conforme a nova ortografia da língua portuguesa.



Ao todo, nessa edição, 230 textos estarão nesse livro. “Os escritores selecionados podem se considerar vencedores também, pois tiveram suas obras escolhidas entre tantas outras”, ressalta Dulce Auriemo. A relação completa dos premiados, suas escolas e localidades, pode ser consultada diretamente no link: www.espantaxim.com.br/resultado2018.html



Premiação

No dia da premiação, os vencedores receberão gratuitamente o disputado troféu do Prêmio Espantaxim 2018, três exemplares da V Antologia, a coleção de livros e CDs do Projeto e o tão esperado boneco do personagem Espantaxim.



Os selecionados também receberão três exemplares da Antologia e o boneco do Espantaxim. As escolas que tiveram o maior número de trabalhos de alunos selecionados para compor a Antologia serão homenageadas com o Troféu Espantaxim 2018 e exemplares da antologia.



Sobre o Projeto Espantaxim:

No site do projeto é possível ter acesso a todo o histórico dos trabalhos já realizados, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores. É só acessar www.espantaxim.com.br. Mais informações também podem ser encontradas nas redes sociais: www.facebook.com/espantaxim e www.instagram.com/espantaxim.



Também é possível conferir os vídeos em 2D da série Espantaxim MiniMove (personagens transformados em Toy Art). Eles poderão ser vistos no canal do Youtube:  www.youtube.com/espantaxim

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑