Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Virada Sustentável lançou programação no Espaço Cultural da Barroquinha



O maior festival de desenvolvimento sustentável da América Latina terá projetos em diferentes locais da cidade, como Subúrbio Ferroviário, Itapuã e Parque da Cidade

Com mais de 100 projetos espalhados por toda a cidade, a Virada Sustentável Salvador 2018 apresentou nesta última segunda-feira (12), no Espaço Cultural da Barroquinha, a programação que acontecerá entre 29 de novembro e 02 de dezembro. O lançamento contou a presença de Alice Barreto, condutora do Movimento Salvador Meu Amor, co-realizador do festival; Vivian Schaeffer coordenadora nacional da Virada Sustentável; André Fraga, secretário municipal de Cidade Sustentável e Inovação, representando o apoio da Prefeitura, e Laís Campos, responsável pelo Marketing Institucional da Braskem, patrocinadora do evento.

Foto_Genilson_coutinho (173).JPG

Alice Barreto, Vivian Schaeffer, Laís Campos e André Fraga lançam a programação da Virada Sustentável Salvador 2018 | Foto: Genilson Coutinho

Representantes de parte dos projetos que estarão no festival também se apresentaram. Entre eles, Bernardo Mussi falou ao público sobre o Fundo da Folia; Flávia Veiga contou sobre o projeto CTE Capoeiragem; Edson Souto representou o Balé da Comunidade e o Laboratório Vivente de Abelhas foi apresentado por George Almeida. Ao final do lançamento, o público contemplou o samba de roda e capoeira o Projeto Axé.

Foto_Genilson_coutinho (151).JPG

Projeto Axé se apresenta no lançamento da programação da Virada Sustentável Salvador 2018 | Foto: Genilson Coutinho



Alguns dos projetos da Virada Sustentável

Belezas do Subúrbio

O Belezas do Subúrbio propõe um novo olhar sobre a periferia de Salvador com o registro de fotos do Subúrbio Ferroviário de Salvador, dos cenários, paisagens e das pessoas. Criado em 2015, como um hobby, tornou-se uma mídia de referência para quem deseja conhecer mais a região.  Hoje, a página no Facebook tem 179 mil seguidores, incluindo Portugal, Itália, Alemanha, França, Espanha, Suiça, Estados Unidos, Argentina e Angola. No Instagram, são 48 mil. Na Virada Sustentável, o projeto realizará dois passeios abertos ao público: o passeio de trem pelo Subúrbio, passando pela Calçada, Plataforma, Itacaranha até Paripe/Tubarão e uma visita ao Parque São Bartolmeu, conhecendo a sua história, com direito à trilha e banho de Cachoeira.

3º Round – Circuito de Rima Improvisada

O 3º Round, projeto independente, sociopolítico e racial, tem como objetivo fomentar o Hip Hop na Bahia e promover a inclusão de artistas da periferia nos grandes centros de artes e cultura do Estado. Incluindo atividades de dança e artes plásticas, o projeto tem cinco anos de atuação e é considerada a maior atividade fomentadora do HipHop no Norte/Nordeste, tendo servido de palco para novos talentos, a exemplo de Baco Exú do Blues e Larício Gonzaga (campeão do Duelo de MCS Nacional em Belo Horizonte, em 2014). Para a Virada Sustentável, o 3º Round traz um duelo de MCs com artistas da Bahia, Alagoas e Sergipe, envolvendo jovens da periferia numa disputa criativa de versos improvisados.

Tour Gastronômico na Feira de São Joaquim

Criada há dois anos, a aula-tour na Feira de São Joaquim tem o intuito de levar pessoas à busca histórica, econômica, social e cultural do espaço, com conteúdo educacional, visando também recolocar a Feira de São Joaquim no roteiro turístico oficial da cidade enquanto um “museu” a céu aberto, que resguarda as nossas raízes afrodescendentes. O roteiro, que estará na Virada Sustentável, inclui paradas em seis pontos da Feira, incluindo espaços da feira antiga, da área reformada, assim como o Mercado do Peixe, que funciona na feira. Durante a atividade, haverá ainda demonstração do processo de preparação de acarajé.

Remo Sem Fronteiras

O Projeto Remo Sem Fronteiras promove aulas gratuitas de remo para crianças e jovens de comunidades periféricas, e também pessoas com limitações físicas, atuando desde 2000. O projeto engloba aulas de Remo Olímpico Adaptado para jovens e adultos com deficiência física na lagoa do Parque de Pituaçu, e aulas de Stand UpPadle e Canoa Havaiana para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na Gamboa de Baixo. O Remo Sem Fronteiras também realiza oficinas de reciclagem, conserto e criação de novos materiais e equipamentos, oficinas de poesia, música, teatro e grafite, ações educativas e ambientais. Para a Virada Sustentável, além das atividades na lagoa do Parque de Pituaçu, o projeto levará a “Remada” na praia do MAM, com roda de capoeira, percussão, recital de poesia, meditação e palestras de conscientização ambiental, com a participação de projetos parceiros.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑