Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de dezembro de 2018

Desfile traz beleza quilombola de agricultoras familiares da Bahia

A diversidade cultural quilombola foi apresentada por mulheres de diversos Territórios de Identidade da Bahia em um desfile realizado nesta sexta-feira (30), na Praça Quilombola, localizada na 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), até este domingo (02).

Roupas, bijuterias e acessórios enfeitaram e deram cores às agricultoras que desfilaram e mostraram para os visitantes um pouco da beleza e da identidade das quilombolas baianas.

A costureira e estilista Sandra Gonçalves, de Cruz das Almas, afirmou que produzir essas roupas faz um resgate dessa cultura: “É a identidade desse povo que me inspira. Eu me sinto orgulhosa em poder mostrar as minhas peças em um evento como esse e ver que as pessoas estão gostando”. 

A produtora de ostras Juscilene Viana, do Centro de Educação e Cultura Vale do Iguape (Cecvi), desfilou e destacou que participar da feira está sendo importante para mostrar não só os produtos da agricultura familiar, mas a cultura das comunidades quilombolas: “Hoje a gente mostrou a vestimenta do povo quilombola, a história do povo quilombola, através da sua vestimenta, da sua identidade, foi isso que a gente levou para o desfile, o colorido das comunidades quilombolas, do povo negro e da nossa comunidade, e a forma como valorizamos e nos vestimos no dia a dia”. 

Para a artesã soteropolitana Adrielle de Jesus Silva, participar do desfile foi gratificante: “Na sociedade, sendo mulher negra, temos que buscar o nosso empoderamento. Então, cada vez mais, quando ocupamos os espaços que nos são permitidos, a gente avança, e com isso vamos fortalecendo nossas raízes e o nosso povo, mostrando que a mulher negra vai muito além de um corpo bonito e um cabelo bonito. Ela é empoderada por ela ser mulher!”. 

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é promovida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑