Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Profissionais selecionadas pelo Mais Médicos começam a atuar em Salvador

Um dia depois de serem anunciadas como as duas novas profissionais a atuarem na rede municipal de saúde de Salvador pelo programa Mais Médicos, Thiara Pereira Prates, 28 anos, e Gabriela Vieira, 33, começaram nesta terça-feira (4) os trabalhos nas Unidades de Saúde da Família (USF) Boca da Mata e Periperi, respectivamente.

As médicas foram selecionadas no último edital lançado pelo Ministério da Saúde, após o governo de Cuba anunciar a saída do programa de cooperação. Nesta manhã, Thiara conheceu toda a estrutura da USF Boca da Mata, seu novo local de trabalho. Embora tenha nascido em Guanambi, no Centro-Sul baiano, a profissional mora na capital baiana há quase nove anos e é formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) há três, possuindo especialização em Clínica Geral.

Thiara conta que ingressou no programa Mais Médicos assim que o último edital foi aberto pelo governo federal no final de novembro, em substituição aos colegas cubanos que deixaram a cidade rumo ao país de origem. Revela ainda que optou por Salvador porque reside na cidade, sem saber exatamente para qual bairro iria.

Na USF Boca da Mata, Thiara vai atuar como generalista no atendimento às gestantes, crianças, adultos e idosos. “O que motivou a entrar no Mais Médicos, antes de tudo, foi a boa oportunidade de trabalho associada à possibilidade de atuação na atenção primária em uma comunidade que necessita de assistência, além de exercer medicina de uma forma ampla”, destaca ela, que já chegou a trabalhar em um hospital público de Salvador e numa empresa de atendimento domiciliar.

A expectativa para desenvolver um trabalho de qualidade, acrescenta, são as melhores possíveis. “Espero poder agregar à equipe a qual estou ingressando, e espero contribuir com a saúde das pessoas. Gostei bastante da estrutura daqui da unidade, que tem salas amplas e oferta a possibilidade de atendimento para todos os públicos”.

A USF Boca da Mata possui três equipes, com três médicos e três enfermeiros, e outras duas de odontologia. Com quatro consultórios, o posto recebe em média entre 350 a 400 pacientes diariamente. O local dispõe de atendimento médico, enfermagem, odontológico, incluindo oferta de serviços de vacina, administração e dispensação de medicamentos, realização de curativos, aferição da pressão arterial e glicemia, peso e altura, além de coletas de exames laboratoriais.

Médica em Periperi - Gabriela Vieira, 33, atenderá na USF Nova Constituinte, em Periperi. Formada há seis meses, ela fez a inscrição assim que o processo foi aberto pelo site e conseguiu ser selecionada. Nesta segunda-feira (3), durante solenidade de inauguração da USF São Marcos, ela declarou que não vão faltar dedicação e responsabilidade na condução dos trabalhos.

“Acho que é muito importante a Prefeitura investir na Atenção Básica, esse modelo atua não apenas no tratamento, mas também na prevenção de doenças. É interessante ter uma unidade próxima à residência do paciente, que poderá ser acompanhado durante um tempo e não apenas de forma pontual. Isso reflete na qualidade de vida do cidadão e diminui custos com internamento", disse.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑