Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Destaques para proramação de verão do SESC Salvador

Destaques para shows, novos projetos, oficinas, cursos, espetáculos, exibição de filmes, atividades esportivas e recreativas na estação mais esperada do ano.

No Sesc, a estação mais alegre do ano começa com uma programação que envolve diversas atrações de diferentes estéticas nas linguagens da música, do teatro, dança e literatura nos espaços culturais da capital soteropolitana. Os projetos que envolvem lazer, assistência e saúde contam com várias opções para a clientela beneficiária e seus dependentes (Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços, Turismo e seus dependentes).

 Dia 12/01, às 16h30, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, será ministrada pelo grupo Afrocidade, a “Oficina de dança Afrocidade – Pagodão da Bahia”. Com a classificação de 18 anos, a oficina é gratuita, dura 1h30 e tem limite de vagas. A dança também se faz presente no calendário do Teatro e deixa sua marca com a 4ª edição do Tribal Spin Festival, às 18h, do dia 12/01. As apresentações contam com artistas dedicadas à pesquisa intercultural, que mescla diversos tipos de danças étnicas (do ventre, flamenca, indiana e hip hop), com uma estética voltada para o universo feminino. O Corpo técnico de bailarinos conta com as participações de artistas internacionais - Amy Sigil (EUA), Kimberly Larspur (EUA), Isabel de Lorenzo (IT) e Catherine Taylor (UK).

A música igualmente tem seu espaço reservado no calendário do início do ano do Teatro Sesc-Senac Pelourinho, dia 12/01, às 21h30 - ensaio de verão da banda Afrocidade, que traz em seu trabalho letras politizadas, com ritmos populares como o arrocha e o pagode, além da música afro, dub jamaicano, reggae, ragga e afrobeat.  Já o projeto Afroaquarela, 16/01, às 20h30 apresenta a união pouco usual entre violino e percussão, com foco no universo da música negra. Dia 18/01, às 19h30Virgínia Luz apresenta o show de lançamento do seu CD ‘Deu avesso aqui’ - músicas autorais com sonoridades contemporâneas e pouco convencionais. Além desses ritmos, o samba tem seu momento garantido na grade de atrações do Teatro, dia 19/01, às 19h com o show comemorativo 25 anos de Samba – Grupo Trivial e convidados que apresentará composições de Cartola, Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola, Jovelina Pérola Negra, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, além do samba autoral. O grupo se apresentará ao lado dos Grupo Bambeia, Guiga de Ogum, Gal do Beco, Muniz do Garcia, Geovanna Costa e o sambista pernambucano Jorge Ribas. Seguindo a cronologia das atrações musicais de janeiro do Teatro, a cantora e compositora Ana Paula Albuquerque, evidencia a força das águas e o feminino, com canções que falam do mar, símbolo de uma Salvador mestiça e mística, dia 24/01, às 20h no show Omaremim. A Intérprete, reconhecida no cenário baiano com grandes influências jazzísticas, abre espaço para a improvisação e para a inventividade.

A programação do primeiro mês do ano do Teatro também contempla outras linguagens e até a mescla delas como é o caso do espetáculo recital “Tanto quanto encanta o amar...”, que acontece nos dias 25 e 26/01, às 20h. Une música, literatura e teatro para aguçar os sentidos do espectador através de um recitativo vivo, lúdico, colorido, com interpretações, momentos e lembranças. A mágica e a palhaçaria aparecem em “A mágica do amor”, dia 19/01, às 17h. Nesta apresentação lúdica e educativa, os atores Fernando Lopes e Simone de Araújo apresentam números, propondo o amor como meio de solução para os problemas cotidianos, sejam eles simples ou complexos.

Ano novo, também inclui um projeto novo no Teatro Sesc-Senac Pelourinho - Arte Sesc Família. Todos os sábados, às 17h, o Teatro reserva um espaço de convivência bacana com atrações de teatro, circo, música literatura. O projeto busca garantir uma programação sistemática no espaço voltada para a família, sempre aos sábados à tarde, com início neste mês de janeiro e se estende até junho de 2019.

Dia 26/01, será apresentada a sessão de narrativas com tramas cheias de humor, lirismo e alegria nos “Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça”. Os causos contados integram o Romanceiro Popular Nordestino e são acompanhados de muita cantoria executada ao vivo por narradores e músicos.

No final do mês de janeiro (31), às 15h, no mesmo espaço cultural acontece a Mostra Sesc de Cinema - Exibição gratuita dos filmes premiados (em sua maioria animação) de diversos estados na categoria infantojuvenil da 2ª edição da Mostra.

A programação no Teatro Casa do Comércio, de igual modo, segue a todo vapor e com muitas opções de estilos artísticos. O Curso Livre de Teatro desenvolve iniciação ao teatro para adultos e adolescentes para quem não possui experiência, e de aprofundamento, para os atores amadores. Com aulas semanais de expressão corporal e vocal, interpretação, improvisação e leitura de textos, o curso é realizado na Sala 10 do Teatro Sesc Casa do Comércio. Além das atividades curriculares previstas na programação, os alunos são incentivados a participar das mostras de exercícios cênicos (semestral) e Mostra Didática (anual). Pré-inscrição gratuita será realizada até a 29/01.

 No campo das artes plásticas, o público pode conferir a exposição “Surfando nas Telas”, de André Dragão, no Foyer Térreo do Teatro Sesc Casa do Comércio. O artista plástico e surfista traz estilo pop art, retratando pessoas comuns e celebridades através de traços peculiares. A visitação é de segunda a quinta, de 9h às 17h, e de sexta a domingo das 14h às 21h.

Quando o assunto é música, os irmãos Macedo retornam ao Teatro Sesc Casa do Comércio para mais uma temporada de verão 11, 18 e 25 de janeiro e 1º, 9, 15 e 22 de fevereiro, às 20h30. O show “Os Irmãos Macedo – Carnaval, Música e Revolução” é apresentado por Armandinho, Betinho, Aroldo e André Macedo, filhos de Osmar Macedo – criador da guitarra elétrica e do Trio Elétrico, que contam a história musical da sua época. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, às 20h30, o show intimista “Minha música tem história” é centrado na voz e no violão de Flavia Wenceslau, com suas canções e histórias de vida e de carreira. De forma bem-humorada e espontânea, conta como se inspirou a compor alguns dos sucessos, interpretados por diversos cantores brasileiros.

A poesia também tem o seu lugar reservado na programação. Dia 12 de janeiro, às 20h30Jessier Quirino, com um olho no colorido da palavra e outro na poesia, usa a frase “Juntando os Cacarecos” para reunir num espetáculo poemas e histórias de sua lavra ou bem apanhadas, que tenham, por essência, a textura, a cor e o lado carcomido do Sertão.  Esta miuçalha, na maioria das vezes, é matéria prima e remédios de grande valimento pro seu fazer poético

Outros espetáculos acontecem na casa nesse período de início de ano. No dia 20/01, às 20h, “Seja o amor de sua vida” - vai do choro às gargalhadas, sem likes, completamente ao vivo, porque Guilherme Pintto abre espaço para o Gui falar como começou a escrever, quais motivos o levou a propagar o amor na internet e contar sobre sua vida e seu processo de superação. Nos dias 26, às 21h, e 27/01, às 19h é o “Contrações” - Cruelmente engraçada, a peça traz a faceta mais absurda de uma situação comum de trabalho.

Ainda no campo da Cultura, a novidade desse verão é o novo local onde a Bibliosesc está oferecendo atendimento gratuito – Estacionamento do Supermercado Bompreço (Rua Campinas de Brotas, 60 – Final de linha). A Unidade Móvel oferece a qualquer pessoa o empréstimo de livros e consulta de jornais e revistas, além de atividades de incentivo à leitura. O acesso livre às estantes é garantido, com a possibilidade de escolha de qualquer exemplar através de um cadastro simples, gratuito e informatizado, além do leitor poder levar os títulos que desejar para casa enquanto a Unidade estiver no bairro.

E as opções de aprendizado vão além - Com Vagas limitadas, o Sesc Nazaré promove oficinas gratuitas de música e dança para jovens e adultos.

O Verão do Sesc Bahia também inclui atividades esportivas, com oferta de cursos de Desenvolvimento Físico-Esportivo nas Unidades de Salvador (PiatãAquidabã e Rua Chile). As modalidades são - Ginástica Natação, Hidroginástica, Treinamento Funcional, Bike In Door, Yoga, Esporte Kids, Clube do Esporte/Natação, Clube do Esporte/Judô, Clube do Esporte/Karatê. Profissionais especializados e excelente infraestrutura para a pratica de várias modalidades de esporte, a exemplo de quadra poliesportiva coberta e piscina com raias, fazem do Sesc o lugar ideal para garantir uma melhor qualidade de vida.

Se a criançada está de férias, não há nada melhor do que gastar as energias brincando, fazer novos amigos, praticar esportes e explorar o seu lado lúdico no projeto Férias Sesc no Sesc Aquidabã, que oferece até o dia 31/01, nos turnos matutino e vespertino, atividades esportivas, recreativas e educativas para crianças e adolescentes, de 5 a 15 anos, com o objetivo de promover a sociabilização, o desenvolvimento integral, a convivência e o brincar na construção de brinquedos lúdicos através de oficinas e jogos. É imprescindível a apresentação do Cartão Sesc e o programa inclui lanche para a garotada. Inscrição presencial. Vagas remanescentes (20 vagas pela manhã e 10 vagas pela tarde).

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑