Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Obra de requalificação urbana da Rua Chile entra em nova fase

A obra de requalificação urbana da Rua Chile, que integra o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, entra em nova fase. Nesta semana, tem início a conclusão de trechos das calçadas e o começo da pavimentação em paralelepípedo, ao lado do Palácio Rio Branco. As intervenções são realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

Além da volta do piso em paralelepípedo, a primeira rua do Brasil vai ser beneficiada com novas calçadas e terá a fiação aérea (rede elétrica e de telecomunicações) totalmente rebaixada para uma vala subterrânea, valorizando as fachadas dos prédios históricos. Os 330 metros da rua, que serão requalificados, foram divididos em seis trechos, todos já iniciados.

O primeiro passo é a requalificação das calçadas, que serão formadas por placas de granito antiderrapante e também por uma faixa de pedra portuguesa. Serão colocados também piso tátil de alerta nas mudanças de nível e nas rampas. Em sequência, são iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via, que volta a ser em paralelepípedo.

Em frente à Câmara dos Vereadores, que corresponde ao trecho 5, já foram concluídos os serviços de assentamento do pavimento em paralelepípedo, assim como da calçada em granito flameado. Nesta semana, teve início a pavimentação, no trecho 4, em frente ao Palácio Rio Branco. “Estamos utilizando uma escavadeira hidráulica para a retirada da camada de asfalto e uniformizar o terreno para receber o piso em paralelepípedo”, explica o superintendente da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Rogério Machado. 

No trecho 1, em frente ao Hotel Palace, já foi finalizada a calçada, o assentamento do meio-fio de granito flameado, além de três pontos de travessia da rede de gás. No trecho 2, entre o Hotel Palace e a Rua das Vassouras, já foi concluída a vala técnica e a colocação do meio-fio. Agora está sendo feito o assentamento da pedra portuguesa e do granito na calçada. Nos trechos 3, na altura da Rua das Vassouras, e no 6, entre os hotéis Fasano e Palace, os operário trabalham na execução da vala subterrânea, por onde passarão a fiação da rede elétrica e de telecomunicações.
Pelas Ruas

O projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador' está beneficiando mais de 300 ruas, em 11 bairros da região antiga da capital baiana, incluindo 18 vias no Centro Histórico de Salvador, totalizando investimento de R$ 124 milhões. As obras estão sendo executadas por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos da região. 

Os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro com obras já iniciadas. Os serviços estão sendo realizados em 20 ruas de diferentes pontos do Centro Antigo de Salvador. Um total de 209 vias já tiveram as obras concluídas. Os serviços ainda serão iniciados em 89 vias. 

A intervenção na Rua Chile faz parte do lote 2 do projeto, que inclui além de 18 ruas do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Nesta etapa serão investidos R$ 42,9 milhões na recuperação de 91 vias.

Fonte: Ascom/Conder

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑