Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Artesanato faz sucesso no Mercado Iaô



                             O Galpão das Artes reúne cerca de 100 artesãos de Salvador



Moda, acessórios, decoração e utilitários. Um dos principais espaços do Mercado Iaô (@mercadoiao), o Galpão das Artes reúne produtos diferenciados e com qualidades, criados por quase 100 artesãos, selecionados pela Fábrica Cultural, ONG presidida por Margareth Menezes (@margarethmenezes). O sucesso da feira é resultado do trabalho da curadora Nadja Leoni, com seu olhar criterioso para solucionar produtos originais e com acabamentos primorosos, além de comprovar a capacidade de produção do artesão. Vale a pena conferir o Galpão das Artes, que encerra neste domingo (17/02), das 10 às 20 horas, no Mercado Iaô, na Ribeira.

 


É difícil destacar todos os belíssimos produtos desenvolvidos por mentes tão criativas. Destaque para as bolsas bordadas por Valéria Monteiro, os escapulários de Karla Issa e os acessórios coloridos da Sou Diva, criado por Mário Farias. “Fico feliz de fazer parte deste projeto maravilhoso, que resgata a essência do trabalho artesanal. O nosso diferencial é a peça única, com os nossos tecidos e cordões estampados manualmente”, revela Mário.



As cerâmicas decorativas Maria Licia Bastos, assim como as bolsas coloridas da Magu Bordô, de Maria Augusta, fazem muito sucesso na feira. “As bolsas são criadas com um design artesanal com identidade, atemporal e engajados nas tendências da moda e do consumo consciente através da seleção dos materiais utilizados garantindo qualidade e durabilidade”, conta Maria Augusta, acrescentando que o Mercado Iaô deu mais visibilidade ao seu trabalho.



“Os meus produtos transitam entre o vestuário ao funcional”, afirma Katia Brochado, da marca Gato Criativo. Com tecidos africanos, ela produz sapatilhas, que despertam desejos pelo Mercado, e bolsas, mochilas, colares e arranjos florais. A África também inspira o trabalho de Regina Navarro, designer de moda afro e étnica. “Sou uma apaixonada pela Bahia e sua cultura afro, retratada no meu trabalho. Estou feliz porque o Iaô enriqueceu e ampliou e minha visão de mercado e está me ajudando a tem uma maior visibilidade”, diz Regina.



Tiaras, flores e adereços para cabeça. O trabalho de Evani dos Santos chama atenção no Galpão das Artes. Bordadeira de mãos cheias, ela está fazendo sucesso com os arranjos que deixam as mulheres ainda mais bonitas, principalmente no Carnaval. As voluntárias do Quadradinhos do Amor também retornam ao Mercado Iaô, para mostrar sua técnica de criar quadradinhos em lã com agulhas de crochê. Estes quadradinhos se juntam para se transformar em mantas e colchas, que são doadas para instituições sociais que abrigam pessoas carentes, principalmente crianças e idosos.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑