Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 12 de março de 2019

Azul faz proposta para comprar parte das operações da Avianca Brasil

      
Luciana Dyniewicz, O Estado de S.Paulo


A companhia aérea Azul informou nesta segunda-feira, 11, que assinou uma proposta no valor de US$ 105 milhões (aproximadamente R$ 404 milhões) para a compra da Avianca Brasil por meio de uma Unidade Produtiva Isolada (UPI).

O acordo é não-vinculante, como destaca a Azul em fato relevante, o que significa que a empresa pode desistir da compra sem penalidades. A expectativa é que o processo de aquisição da UPI dure até três meses.  De acordo com o documento divulgado ao mercado, a UPI incluirá ativos selecionados pela Azul como o certificado de operador aéreo da Avianca Brasil, 70 pares de slots (autorizações de pousos e decolagens nos aeroportos) e aproximadamente 30 aeronaves Airbus A320. As dívidas da Avianca ficariam de fora.

O negócio ainda precisa ser aprovado pelos credores da Avianca, que está em recuperação judicial desde dezembro. Caso a venda seja concretizada, a Azul poderá passar a Latam e ocupar a posição de segunda maior companhia aérea do País, com 31,08% do mercado doméstico, atrás apenas da Gol.

A compra da Avianca garante também à Azul uma maior participação no aeroporto de Congonhas, objetivo antigo da companhia. O terminal é o mais disputado do Brasil em autorizações para pousos e decolagens. Hoje, a Azul é a menor companhia aérea em Congonhas, com 13 slots. A Avianca possui 21.

O acordo entre as duas empresas, porém, poderá causar controvérsia no mercado. Uma norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proíbe a venda ou cessão de slots, pois considera que eles não são propriedades da companhia aérea. O modelo do negócio proposto pelas companhias, portanto, terá de ser analisado pela agência. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑