Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de março de 2019

Codecon inicia pesquisa de preços de produtos da Semana Santa

Como parte da Operação Semana Santa, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, deu início, nesta terça-feira (26), à pesquisa de preços dos produtos típicos mais consumidos no período da Páscoa. Fiscais do órgão fizeram a verificação na Ceasa do Rio Vermelho. 

O trabalho se repete nesta quarta-feira (27), de 8h às 14h, nas feiras de São Joaquim, Itapuã, Sete Portas e Mercado do Peixe em Água de Meninos. Na Ceasa do Rio Vermelho foram visitados todos os estabelecimentos que comercializam amendoim, azeite de dendê, de oliva, bacalhau, castanha, feijão fradinho, coco seco, peixes diversos, mariscos, quiabo, coentro e ovos de páscoa. 

Enquanto fazia a pesquisa de preços, a empresária Flávia Guimarães, 32 anos, observava o trabalho dos fiscais. Cliente assídua da Ceasa do Rio Vermelho, fez questão de pontuar a relevância do trabalho da Codecon. “Muito bacana oferecer ao consumidor informações sobre onde encontramos os produtos mais em conta”, disse ela.

Para a farmacêutica e técnica da Vigilância Sanitária Maria das Graças Ramos, 60 anos, que resolveu antecipar as compras da Semana Santa, ações como a da Codecon garantem a proteção do consumidor. “É um serviço fundamental para a sociedade, além de deixar o comércio em alerta sobre a importância de respeitar as leis”, assinalou.

Fases - Para a diretora do órgão, Roberta Caires, que participou da visita a Ceasa junto com sua equipe de fiscais, a operação que terá dois momentos foi iniciada com a fase de verificação de preços dos produtos. “Vamos divulgar dados que contribuem para economia doméstica, munindo o consumidor com informações sobre os locais com valores mais baixo. A ideia é fazer o comparativo de preços, orientando o cidadão”, explicou.

Nessa primeira fase da operação, que vai até sexta-feira (29), o órgão irá divulgar ao consumidor um comparativo com os preços praticados em anos anteriores, além de informar onde as mercadorias estão com preço mais barato. Os resultados serão anunciados a partir de 1º de abril. 

As equipes da Codecon passarão pelas redes de supermercado G. Barbosa, Walmart, Atakarejo, Extra, loja de departamentos Le Biscuit e Americanas, além dos shoppings da Bahia, Salvador, Piedade e Lapa. Também serão visitados os restaurantes de comida baiana.

Ovos de Páscoa - A operação vai até 17 de abril. Durante a segunda fase, fiscais da Codecon estarão distribuídos em ações nas grandes feiras livres e supermercados da cidade, verificando o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e leis correlatas. 

Às vésperas da Semana Santa, a Codecon retomará a pesquisa, apresentando no dia 17 de abril comparativo de preços com os resultados da 1ª etapa. Segundo Caires, no segundo momento da operação a Codecon vai verificar condições de acondicionamento dos produtos, higiene, preços condizentes com as etiquetas, veracidade das propagandas e principalmente a qualidade dos ovos de Páscoa.  

“É muito comum encontrar ovos quebrados e machucados dispostos nas sessões das lojas. Vale lembrar que o produto nessas condições não pode ser ofertado ao consumidor”, alertou a diretora. 

De acordo com Roberta Caires, as equipes do órgão estarão nas ruas trabalhando até as vésperas da Semana Santa com intuito de garantir o cumprimento das leis de consumo. “Lembrando que o consumidor pode reclamar e nos acionar através do Fala Salvador, no 156, nosso canal aberto para todos”.  

Na Operação Semana Santa de 2018, 156 estabelecimentos foram visitados pela Codecon e apenas dois apresentaram irregularidades com relação ao preço dos produtos.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑