Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 23 de março de 2019

Maternidade Tsylla Balbino completa 60 anos e ganha posto de coleta de leite

Com 1200 atendimentos e mais de 400 partos por mês, a  Maternidade Tsylla Balbino (MTB), em Salvador, completou 60 anos nesta sexta-feira (15), com muitas histórias para contar. E uma delas é de a Gerogina Crispina dos Santos (60 anos), uma das primeiras pessoas a nascer na unidade. Ela conta que a mãe teve 12 filhos, sendo duas gestações de gêmeos, incluindo a sua, “e todos nós nascemos aqui, e depois fui eu, que também tive os meus filhos aqui, sendo uma gravidez de trigêmeos. Essa maternidade faz parte da história da minha família”, conclui Georgina.

A diretora geral da Maternidade, Rita Calfa, ressalta que a data se torna ainda mais especial “porque estamos inaugurando o nosso Posto de Coleta de Leite Humano”. Ela explica que após a esterilização, o leite coletado voltará à maternidade e ajudará na recuperação dos bebês internados.

Como maternidade referência na rede estadual para assistência obstétrica, a Tsylla foi a primeira no estado e a segunda no Brasil a implantar o método canguru, que promove o contato pele a pele com recém-nascidos internados, facilitando a recuperação e o vínculo mãe-bebê. De acordo com a diretora, o método é uma estratégia voltada para o atendimento qualificado aos bebês prematuros ou de baixo peso.

A subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, que foi à inauguração representando do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, falou da importância da Maternidade para a população, além da sua importância dentro da rede da Sesab durante esses 60 anos. Tereza Paim, que é neonatologista, fez a entrega o posto de coleta, juntamente com a diretora Rita Calfa e verificou todas as condições do local.

Ainda durante o evento, funcionários foram homenageados pela dedicação dispensada à unidade, a exemplo da enfermeira Maria Lúcia, que há 37 anos trabalha na Tsylla Balbino, “já fazendo daqui a minha casa”, diz a servidora.

Maternidade Tsylla Balbino
A maternidade possui um total de 90 leitos ativos, sendo 75 obstétricos, 10 de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO) e cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA). A maternidade oferece serviços de ultrassonografia, laboratório, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, oftalmologia, pré-natal de alto risco, emergência obstétrica e ginecológica.

Lá, as mulheres dispõem de serviço de pré-natal completo, composto de consultas com médico obstetra, enfermeiro, nutricionista e assistente social. Para os recém-nascidos, a maternidade realiza triagem neonatal oferecendo os testes do olhinho, orelhinha e pezinho com uma equipe especializada.

Todas as pacientes são atendidas por equipe multiprofissional, composta por médicos gineco-obstetras, cirurgiões e clínico, técnicas de enfermagem, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas, odontólogas, assistentes sociais e nutricionistas.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑