Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Chiara Banchini e Ricardo Castro são destaques em concerto especial no Domingo de Páscoa

Regente e pianista são acompanhados pelos jovens músicos do programa NEOJIBA
 
 
No próximo dia 21, o Programa NEOJIBA vai celebrar o Domingo de Páscoa com um concerto especial na Igreja Batista Sião, no Campo Grande, às 16h. Sob a regência da renomada violinista suíça Chiara Banchini, o concerto trará o maestro Ricardo Castro ao piano, além da Orquestra Juvenil da Bahia e do Coro Juvenil do NEOJIBA. O repertório será composto por peças de J. S. Bach e W. A Mozart, dando enfoque aos estilos barroco e clássico, nos quais Chiara tornou-se especialista e referência mundial.

É terceira vez que a renomada violinista vem a Salvador para ensinar práticas interpretativas de música barroca aos integrantes do Programa NEOJIBA. Ela comanda, entre outras, a Orquestra Juvenil Barroca de Theresia (Theresia Youth Baroque Orchestra), na Itália, com grande reconhecimento mundial por sua performance ao violino e como maestrina. Também é membro da Associação Suíça de Amigos do NEOJIBA (Asanba), em Genebra.

Em suas últimas visitas ao Programa NEOJIBA, em 2017 e 2018, Chiara, além de preparar e liderar concertos com os jovens músicos da Orquestra Juvenil da Bahia, deu aulas individuais e para quarteto de cordas, inclusive disponibilizando e ensinando o uso correto de arcos barrocos.

Conexões entre Bach e Mozart
A abertura do concerto especial será marcada pela cantata para o Domingo de Páscoa Christ Lag in Todesbanden, de J. S. Bach. A peça será interpretada pela Orquestra Juvenil e o Coro Juvenil do NEOJIBA, que se destacou nacionalmente na 5ª edição do Festival Internacional de Corais – Cantoritiba –, no qual conquistou o 1º lugar na categoria Música Erudita (2018).

Em seguida, a orquestra apresenta um repertório de três peças compostas por W. A Mozart, como o famoso Adágio e Fuga em Dó menor, K. 546. Uma obra que conecta o compositor austríaco do período clássico à escrita barroca de Bach.

Ao piano, Ricardo Castro interpreta o Concerto para Piano e Orquestra nº 9 em Mi bemol Maior KV 271, conhecido como Jeunehomme, obra-prima composta por Mozart, aos 21 anos.

Ricardo Castro é diretor geral dos Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis do Estado da Bahia (NEOJIBA) e professor de um grupo de jovens pianistas profissionais na Haute École de Musique de Fribourg, Suíça. Educador, regente e gestor, o prestigiado pianista é o primeiro brasileiro a integrar a lista de Honorary Member da Royal Philharmonic Society, em Londres, na qual figura desde 2013 ao lado das mais importantes personalidades da música ocidental.

Programa NEOJIBA
Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) têm como objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. Criado em 2007 a partir da iniciativa de seu diretor fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, o Programa NEOJIBA, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), tornou-se uma das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), e beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em todo o estado.

CONCERTO DE PÁSCOA
Orquestra Juvenil da Bahia e Coro Juvenil do NEOJIBA
Regência: Chiara Banchini
Piano: Ricardo Castro
Igreja Batista Sião – R. Forte de São Pedro, 68 - Campo Grande
21 de abril (domingo), às 16h
Entrada franca

Repertório
J. S. Bach - ChristLag in Todesbanden, Cantata BWV 4
W. A Mozart - Adágio e Fuga em dó menor, K. 546
W. A. Mozart -Concerto para Piano e Orquestra em Mi Bemol maior, K. 271, Jeunehomme;
W. A. Mozart Sinfonia 25 em sol menor, K. 183

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑