Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Tem início as obras da radioterapia do Centro Estadual de Oncologia

Tem início as obras da radioterapia do Centro Estadual de Oncologia

Foi assinada nesta quinta-feira (4) a ordem de serviço para a construção e implantação do serviço de radioterapia no Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador. Com o investimento de aproximadamente R$ 8,2 milhões entre obras e equipamentos, o evento contou com a presença do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e de representantes do Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário, a expectativa é que as obras sejam concluídas em até 12 meses. "O serviço de radioterapia com braquiterapia a ser implantado será de extrema importância, visto que a estimativa é de atender mais de mil pacientes por mês, contemplando cerca de 200 municípios", afirma Vilas-Boas. O titular da pasta da Saúde ressalta ainda que “o SUS vem ofertando o que a medicina dispõe de mais moderno para diagnosticar e tratar precocemente os diversos tipos de câncer, seja na capital ou no interior, por isso estão em construção novas unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Juazeiro, Barreiras, Irecê e Porto Seguro", pontua.

Na avaliação do oncologista e diretor-geral do Cican, Igor Blohem, a expansão aumentará a resolutividade do centro. Somente em 2018, o Cican realizou mais de 415 mil procedimentos entre consultas, exames e tratamentos quimioterápicos. Com a inclusão do acelerador linear, dispositivo que será usado para a radioterapia, a unidade ampliará o perfil e grupo de pacientes atendidos.

Tratamento

A Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer tem como objetivo reduzir a mortalidade e incapacidade causada pelos diversos tipos de câncer, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos.

Para ter acesso ao tratamento, inclusive ao fornecimento do medicamento prescrito, o paciente deve estar cadastrado em uma das unidades habilitadas na Alta Complexidade em Oncologia no Sistema Único de Saúde. Os municípios que não possuem estas unidades devem direcionar os pacientes, através da sua central de regulação, para a Unacon ou para o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) mais próximo de sua residência, a fim de viabilizar o atendimento.

Atualmente o Cican oferece atendimento em ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, dermatologia, proctologia, anestesiologia, terapia da dor (algologia) e cirurgia geral. Além disso, a população conta com assistência em odontologia, psicologia, enfermagem e serviço social, bem como procedimentos diagnósticos para todo tipo de câncer, principalmente para o de próstata (biopsia guiadas por ultrassom) e o de mama (cory biopsy – tecnologia avançada para o diagnóstico de câncer).

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑