Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Caravana da Justiça movimenta município de Sobradinho

A Caravana da Justiça Social, ação do Governo do Estado, desenvolvida  pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia  (SJDHDS), fez a segunda parada dessa edição no município de Sobradinho, durante todo o dia de hoje (30), levando diversos serviços  de cidadania gratuitamente para a população.
"A Caravana da Justiça Social é uma iniciativa que leva cidadania para populações em vulnerabilidade. Nos alegra poder percorrer a Bahia oferecendo serviços que são direitos de todo cidadão, aproximando políticas públicas socioassistenciais da população baiana, promovendo a presença do Estado na vida das comunidades e ,acima de tudo, garantindo direitos", comentou o superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos ( SUDH/SJDHDS), Jones Carvalho.
O Colégio Estadual Vila de São Joaquim foi palco de um grande mutirão, formado por mais de 60 profissionais que, além da emissão de documentos, serviços que tem uma grande procura da população, deram orientações e resolveram demandas sobre benefícios voltados para a garantia de direitos, a exemplo do Passe Livre, política pública que assegura às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, a gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal do Estado da Bahia. 
Dentre os beneficiados, estava Antônio José do Nascimento,  que buscava o Passe Livre para o filho, Clécio Santana Nascimento, que tem deficiência física. "Quando a informação chegou para mim, logo vim saber do que se tratava. Eu e a mãe do meu filho estamos sem trabalhar e temos nos dedicado exclusivamente aos cuidados com ele. Ter acesso a esse benefício vai nos ajudar demais", destacou Antônio José.
Durante a Caravana, também foram realizadas oficinas de capacitação com profissionais que atuam na rede de Assistência Social do município. Na oportunidade, foram tratados temas como a  Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS); Elaboração do Plano de Assistência Social dos municípios; Serviço de Fortalecimento de Vínculos; Vigilância Socioassistencial no apoio à Gestão do Cras e Creas, no sentido a identificar situações de vulnerabilidade e risco social nas famílias; PAIF, Proteção Social Básica, entre outros. Participaram gestores da rede, trabalhadores da assistência social e conselheiros tutelares.
A Caravana também teve um espaço dedicado ao atendimento da pessoa idosa, com abordagem  de temáticas importantes como o Estatuto do Idoso e orientações sobre as formas de identificar e denunciar violências e agressões ao idoso.
Diálogo com a Juventude
Em paralelo, aconteceu o Diálogo com a Juventude, no Colégio Estadual Jorge Khoury, e que reuniu alunos de seis turmas do ensino médio. No local, foi aberta a discussão sobre os "Novos Desafios da Juventude e Políticas Públicas", além de ser possível fazer o cadastramento no ID Jovem.
Roda de Diálogo LGBTQI+
O Centro de Promoção de Defesa dos Direitos LGBT da SJDHDS, promoveu uma roda de diálogo voltada para discutir as várias violências que a população LGBTQI+ . "O CPDD se integra à Caravana da Justiça com o intuito de ouvir as pessoas e levantar o debate no município, para entender como a temática vem sendo tratada no local e reunir elementos que possam ajudar no melhor acolhimento das diversas identidades existentes na sociedade", explicou Gabriel Teixeira, coordenador do núcleo LGBT, da SJDHDS.
Desde terça-feira a Caravana da Justiça Social está na região do Vale de São Francisco, já tendo passado por Juazeiro e  Sobradinho. Amanhã, sexta-feira (31), será a vez do município de Casa Nova. As Caravanas fazem parte de uma articulação política das Superintendências de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), Assistência Social (SAS), Pessoa com Deficiência (SUDEF) e Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA) da SJDHDS. Além disso, os órgãos como Unicef, Ministério Público, Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública, secretarias estaduais como SSP, Saeb, SDR, Seplan, Setre e Sesab, entidades, conselhos e fóruns, também integram a força tarefa. 
Foto: Michele Brito - Ascom SJDHDS

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑