Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 6 de maio de 2019

CNH em baixa: os motivos que levam os jovens a perder o interesse em dirigir

CNH em queda: custo, crise e nova mobilidade tiram interesse de jovens em dirigir


O automóvel vem perdendo espaço entre os mais jovens. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de 2014 a 2017 a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para jovens de 18 a 21 anos caiu 20,61%. Foram 939 mil documentos em 2017, ante 1,2 milhão em 2014.

E as causas deste desinteresse são diversos. Entre os principais motivos estão a crise econômica, os inconvenientes do trânsito, os custos para tirar a habilitação e para manter um veículo próprio e a popularização de aplicativos móveis, segundo apontamento feito por governo, setor automotivo e autoescolas.

“Muitos jovens não consideram mais a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) uma prioridade”, disse à Agência Brasil o presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores (Feneauto), Wagner Prado.
Veja Também:

    Ministro oficializa mais pontos para perda da CNH e novo prazo de renovação

Segundo ele, o fenômeno se intensificou a partir de 2015 com o agravamento da crise econômica e o acesso aos serviços de aplicativos de transporte pago ou compartilhado.

    “Antes, tudo que um garoto queria era completar 18 anos para poder dirigir o próprio carro. Hoje, eles veem os custos com IPVA, manutenção, seguro; o trânsito nas cidades; tem mais consciência sobre os riscos de acidentes. Somando a isso, aspectos como a Lei Seca, muitos acabam optando por outras formas de se deslocar, como os aplicativos de compartilhamento.”

    Wagner Prado, presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores (Feneauto). "

Gazeta do Povo, com Agência Brasil

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑