Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de maio de 2019

Confiança avança e otimismo se restabelece entre empresários baianos em abril

 O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em abril, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

Depois de dois recuos seguidos, a confiança aumentou em abril. Com o avanço mais recente, as expectativas voltaram a apontar otimismo no meio empresarial baiano após um mês. Trata-se do segundo maior nível do ano – ainda abaixo do de janeiro, quando a confiança assumiu o mais alto grau desde novembro de 2012.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou sete pontos, melhora de 29 pontos em relação ao registrado em março (-22 pontos) – reposicionando a confiança num patamar semelhante ao de fevereiro passado. A expectativa geral do empresariado baiano, assim, reingressou na zona de Otimismo Moderado.

A melhora observada no nível de confiança, na passagem de um mês ao outro, evidenciou o progresso no indicador de somente um dos quatro grupamentos de atividades: Serviços, com alta de 95 pontos. Por outro lado, a Agropecuária recuou 46 pontos, a Indústria regrediu 60 pontos e o Comércio diminuiu 84 pontos.

Ao fim, em abril, a Agropecuária ficou com 148 pontos; a Indústria, 56 pontos; os Serviços, -39 pontos; e o Comércio, 41 pontos. Importante destacar, o pessimismo foi a tônica de apenas um setor no mês: Serviços.

A Agropecuária permaneceu como a atividade de melhor pontuação em abril, ou seja, continuou como a mais otimista – e isso pela quarta vez seguida. A Indústria registrou recuo após dois aumentos seguidos da confiança, mas se mostrou a segunda mais otimista. A atividade de Serviços, única com indicador abaixo de zero, exibiu o menor nível de confiança entre os setores pelo sexto mês seguido. Por fim, o setor de Comércio despontou com a maior queda da confiança entre as atividades no mês, tornando-se a menos otimista entre aquelas com indicador positivo.

Do conjunto de itens avaliados, inflação, vendas e capacidade produtiva foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, crédito, PIB estadual e juros apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de abril pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑