Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Dores musculares são problemas que afetam o Brasil


Um problema simples, mas que pode trazer grandes transtornos se não for tratado. As dores  são  queixas que têm levado algumas pessoas ao fisioterapeuta.

Segundo o site G1, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira da Dor (SBED), aponta que cerca de 37% dos brasileiros, em especial os adultos sofrem com dor crônica, ou seja, desconforto que persiste por mais de três meses.

 A especialista Caroline Flor,  faz uma alerta sobre a   importância do tratamento. "A fisioterapia tem como objetivo a prevenção, tratamento e reabilitação, não apenas no sentido do músculo esquelético, mas também na estética", afirma.

De acordo com a especialista, os casos mais frequentes  são pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral ( AVC ), queimaduras, amputação, problemas na coluna vertebral  e fraturas.

Caroline Flor, ainda ressalta um dos principais benefícios proporcionados  pela  fisioterapia é devolver a independência ao indivíduo. "O paciente é orientado para   viver uma nova postura, como andar com a muleta e andador. Neste sentido o especialista vai ajudar o ser humano  a conviver com a sua situação atual", pontua.

Segundo Caroline, existem casos de pacientes que retarda o tratamento trazendo consequência, isso gera dificuldade de adaptação para o paciente ao iniciar o tratamento , e o quadro pode se agravar para outras regiões. "O quanto antes iniciar o  processo de tratamento,  melhor é o  desempenho  do corpo. A  fisioterapia contribui para o bem-estar físico, mental e social, além de gerar qualidade de vida para o ser humano", avalia".

Para Caroline, o paciente deve buscar orientação do fisioterapeuta para fins de avaliação mais criteriosa, que é realizado pelo especialista com embasamento científico para diagnosticar  a lesão ou limitação que a pessoa esteja enfrentando.

'”Muitos pacientes dizem: é só uma dorzinha”. Isso vai retardando o tratamento , que pode agravar outras regiões do corpo, pois o  corpo humano  é  totalmente integrado pelo músculo, fáscia , nervos, neurônios e tendão. Uma dor na coluna pode ser de uma entorse que o paciente teve antes, isso pode influenciar.

Segundo Caroline  fatores que podem levar as pessoas a sofrer doenças musculares crônicas são questões hereditárias, como por exemplo:  mal uso do corpo,  falta de atividade física, e imobilidade do corpo. Para evitar  a doença, ela recomenda  procurar o especialista assim que perceber algum incômodo.

A fisioterapeuta afirma que  há casos de pacientes que obtiveram sucesso no tratamento, e voltaram a realizar suas atvidades  da vida diária com autonomia,  mas  para todo esse sucesso , é necessário que o paciente seja conscientizado para observar as orientações do profissional , com intuito de se  empenhar e dedicar no processo para que  enfim tenha êxito no tratamento.

A aposentada Anatalia Mendes, de 69 anos, iniciou o tratamento a domicílio, com o progresso, participa das  sessões na  clínica e afirma ter superado muitas dores. "Uma das minhas principais  dificuldades era andar por conta das fortes dores", revela.

Fisioterapeuta faz alerta da importância do tratamento


Imagem e reportagem Ana Meira Dias/Jornalista

Revisão Henrique Coelho/Jornalista 

1 comentários :

Unknown

Por experiência própria recomendo o tratamento precoce, quando a dor for ainda um encômodo, para que não se torne um quadro crônico! Graças a Deus tive a sorte de fazer meu tratamento com a profissional Caroline Flores, através do qual passei a ter qualidade de vida, pois com dores você deixa de ter entusiasmo até mesmo para realizar atividades simples do dia a dia. Só tenho a agradecer a esta excelente profissional!

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑