Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Projeto Almoço Mágico ensina alunos da rede municipal a comer bem brincando




Fantoches, artigos cênicos e música ao vivo. Os elementos artísticos deram vida ao espetáculo o Almoço Mágico, que conta a história sobre a amizade de duas amigas: uma Fadinha e uma Bruxinha. Com intuito de conscientizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável e incentivar o consumo de frutas e legumes, a atividade foi promovida, nesta quinta-feira (16), nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Álvaro Bahia (Paripe) e Paulo Bispo Braz (Nova Brasília de Valéria). A campanha educativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Nutriplus, por meio do Projeto de Educação Alimentar. Pelos menos outros 72 CMEIS serão beneficiados pelo projeto até o final deste ano, alcançando 7 mil crianças da educação infantil.  

A iniciativa começou na última segunda-feira (13), no CMEI Tereza Cristina, localizado no Centro Espírito Lar Harmonia, em Piatã. Entre as 85 crianças que estiveram presentes no Auditório Chico Xavier, onde a peça foi apresentada, a aluna Suelen dos Santos, 5, do grupo V, fez questão de mostrar que entende bem quando o assunto é alimentação saudável. Durante o bate-papo entre a Fadinha e a Bruxinha sobre alimentos saudáveis, a garotinha disparou. “Lá em casa a gente come aipim, arroz doce e muita fruta. Biscoito é de vez em quando”, revelou, acrescentando sua predileção por maças no lanche e saladas de cenoura no almoço.

Além dos ensinamentos, repassados aos pequenos de forma lúdica, o projeto também visa envolver a equipe pedagógica e toda a comunidade escolar. Para a vice-diretora do CMEI Tereza Cristina, Cláudia Virgínia Carmo, é muito importante conscientizar as crianças, com idades entre 2 e 5 anos. “Elas são verdadeiras multiplicadoras. Aprendem aqui, levam as informações para casa e ajudam os pais a fornecer uma alimentação saudável”, explica a gestora. O CMEI atende, em turno integral, 204 crianças do Alto do Coqueirinho, Bairro da Paz e das localidades Sapucaia e Baixa do Tubo, ambas em Piatã. 

Ela destaca que as cinco refeições ofertadas na instituição (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e ceia) são bem balanceadas e baseadas no consumo de frutas e legumes, em detrimento dos alimentos com excesso de gordura e açúcar. “Nossas crianças comem frutas, mingaus, sopas, saladas, bebidas lácteas, proteínas e muitas raízes”, garantiu a vice-diretora.

A nutricionista e especialista em educação nutricional da Nutriplus Juliana Dias frisou a importância dos cardápios escolares seguirem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um programa do governo federal que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação pública. “Nosso trabalho aqui é de conscientização das boas práticas alimentares para garantia da saúde por meio de ações de EAN incorporadas à dinâmica curricular da escola”, assinalou a nutricionista.

Confira o calendário das apresentações desta sexta-feira e da próxima semana:

17/05 - 09h - Madre Judite

17/05 -14h - Madre Judite

20/05-  09h - CPP São Cristóvão

20/05 - 10h30 - CMEI Raul Queiroz

20/05 - 14h - CPP Bairro da Paz

21/05 - 09h - CMEI Eliezer Aldiface

21/05 -10h30 - CSU Cosme de Farias

21/05 - 14h - CSU Cosme de Farias

22/05 - 09h- CMEI Luis Eduardo Magalhães

22/05 - 10h30 - CMEI Yaci Vaz

22/05 - 14h - CMEI Virgem de La Almudena

23/05 - 09h - EM Nova Esperança Arx Tourinho

23/05 - 14h- EM Nova Esperança Arx Tourinho

24/05 - 09h- CMEI Nossa Senhora das Graças

24/05 - 10h30 - CMEI Dr. Augusto Lopes Pontes

24/05 - 14h - CMEI Arlete Magalhães



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑