Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Ricardo dos Anjos, hairstylist de celebridades, dá dicas de como cuidar de cada cabelo


O expert  participa da criação de produtos para o Boticário, desde a concepção, passando por testes de resultados, até embalagens - Imagem: Divulgação


Em  turnê pela Bahia, o beauty artist Ricardo dos Anjos, um dos mais requisitados do mercado brasileiro, esteve em Salvador na última semana dando dicas para enaltecer a beleza dos cabelos e mostrando novidades da linha Match, do Boticário, da qual é cocriador.
 A convite da marca, Ricardo debateu desde cuidados para proteção dos fios e manutenção de colorações como a influência dos cabelos na autoestima e identidade das mulheres.


De  acordo com ele, que já cuidou das madeixas de celebridades como Ivete Sangalo, Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes e Maria Rita, a principal necessidade para qualquer tipo de fio crespo, cacheado e ondulado é a hidratação, pois é um cabelo que já nasce naturalmente  ressecado. Indica também que é importante conhecer e aceitar qual o seu tipo de cabelo, pois cada um demanda cuidados específicos. "Para identificar se o cabelo é crespo, cacheado ou ondulado, você deve pensar no tamanho da mola. Se o cacho faz a volta em  um lápis ou é muito pequenininho, ele é crespo. Se for um pouco mais aberto e faz a volta no seu dedo, esse cabelo é cacheado. Se ele apenas tem um formato em S, sem formar a mola completa, ele é ondulado", explica o especialista em beleza.


Sem  ditadura da beleza


Ricardo,  que começou a carreira de cabeleireiro aos 14 anos em um salão especializado em cabelos afro, conta que a inspiração para criar produtos que facilitem esses cuidados vem de casa, por ter crescido acompanhando as mulheres da família sofrerem com produtos de  alisamento agressivos. Em Salvador, o expert observa que é muito comum as mulheres saberem cuidar dos cabelos crespos e cacheados e aponta que muitas já saíram da escravidão do alisamento e não estão preocupadas em abaixar o volume dos fios, muito pelo contrário.



Ainda  assim, deixa claro que não defende nenhuma ditadura. "Eu acho que não se pode radicalizar igual se radicalizava exigindo que a pessoa fosse lisa. Você não pode olhar pra uma mulher agora e pensar 'eu acho que aquele cabelo ali é alisado' e exigir que essa  mulher a partir de agora seja cacheada. O que importa é a pessoa estar feliz com ela. Se você escolhe estar lisa, não quer dizer que você não é empoderada. Respeitar a opção do outro é, na verdade, o primeiro passo para ser empoderado", opina.


Fios  brancos e química


Já  para as mulheres que gostam de deixar o cabelo grisalho, a dica de Ricardo é apostar em um visual mais arrumado. "Se você tem um cabelo crespo ou ondulado grisalho, o acabamento é um pouco mais difícil, pois ele vai cachear com menos facilidade. Além disso,  o cabelo grisalho perde queratina e fica um pouco mais poroso, então o ideal é que você hidrate e lave com um shampoo que tire o amarelado, para que o grisalho fique realmente um branco clarinho, mais bonito e mais saudável", indica.



Para  ele, ter produtos de proteção e tratamento são possibilidades para a mulher não ter que abrir mão da química. "Fazer química é maravilhoso. Ficar loira, alisada, colorida, fazer permanente... Nossa ideia é que os produtos possibilitem que as mulheres continuem  fazendo a química no cabelo, porém mantendo os fios saudáveis". Inclusive, indica o inverno como melhor momento para fazer mudanças. "Nesta estação, o cabelo resseca com mais facilidade e é a oportunidade de hidratá-lo mais vezes. Além disso, por ter menos  ação do sol e lavá-lo com menos frequência é o momento indicado para fazer uma química mais agressiva e investir em tratamentos térmicos para esse cabelo, como toalha aquecida e touca térmica".



Processo
 de criação


No  Boticário, Ricardo conta que participa de todo o processo de criação dos produtos da linha Match e garante seus resultados. "Minha participação é intensa, desde a pesquisa dos produtos que vamos lançar até testes internos e de aprovação dos resultados. Quando  já estão validados internamente, levo para o meu salão para testar no dia a dia e a gente percebe se eles realmente entregam os resultados que aprovamos em laboratório. Depois, pensamos em embalagens e lançamento. E é por isso que eu confio nestes produtos,  porque conheço todos os que existem no mercado e sei que hoje temos uma linha que entrega um resultado extremamente superior às linhas 'de supermercado', apresentando os mesmos benefícios de produtos importados, só que muito mais acessíveis e com a mesma tecnologia",
 conta o especialista.


Mostre  sua própria beleza


A  dica geral de Ricardo é estar em sintonia com a própria beleza. "Se a pessoa está feliz dentro daquela aparência, seja qual for, ela vai passar a sua beleza. Dificilmente vão te achar feia se você está se sentindo bonita. Talvez, à princípio, sintam um estranhamento,  mas no final a pessoa está tão à vontade com a própria imagem que a gente vai acabar contagiando com este sentimento", finaliza Ricardo.


Antes  de chegar à capital baiana, o especialista também visitou as cidades de Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari. Ricardo dos Anjos, além de ser um rosto conhecido por apresentar o reality show "S.O.S. Salvem o Salão", na GNT, também  assina a beleza de eventos como o Minas Trend Preview/Fashion Business e São Paulo Fashion Week.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑