O serviço de cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Geral do Estado da Bahia (HGE) ficou em segundo lugar no país em número de procedimentos, com a realização de 255 cirurgias de face, em 2018. Ao todo, 463 hospitais públicos ofertaram o procedimento.
Com uma equipe que conta com cinco cirurgiões bucomaxilo, além dos residentes, o serviço realiza uma média de 10 cirurgias por semana. O coordenador do serviço, Samário Maranhão, explica que os pacientes dão entrada na emergência do HGE, normalmente, vítimas de acidentes de trânsito, agressão física ou arma de fogo e, quando constada a necessidade da cirurgia de face, a equipe é acionada, e o procedimento é feito em até 48 horas.
Após a alta hospitalar, os pacientes passam a ser acompanhados ambulatorialmente durante três meses, até serem liberados em definitivo.
De acordo com o cirurgião Samário, esses traumas, além de causar comprometimentos estéticos, podem causar também problemas de saúde, como dificuldade de respirar, mastigar, enxergar, dentre outros.
HGE: Inaugurado em de abril de 1990, o HGE foi ampliado em 2016, ganhando uma nova estrutura, denominada HGE 2, que ampliou número de leitos, bem como de salas cirúrgicas. O HGE realiza cirurgias de coluna e geral, neurocirurgia, cirurgia oftalmológica, da face, pediatria, clínica médica, queimados, cirurgia reparadora e também possui um Centro de Tratamento de Queimados. No ano passado, foi inaugurado o Centro de Bioimagem do HGE, que integra a Parceria Público Privada (PPP) de Diagnóstico por Imagem, e funciona com ressonância magnética de 1,5 Tesla e dois tomógrafos computadorizados de 16 canais.
Além da assistência, a unidade também é local de pesquisa e ensino, recebendo para estágios curriculares e pós-graduação (Residência Médica), alunos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Farmácia, dentre outros, com o objetivo de oferecer ao estudante a oportunidade de desenvolver a gestão da assistência, de forma sistematizada, de acordo com as necessidades do paciente, no âmbito da unidade hospitalar.
0 comentários :
Postar um comentário