Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de maio de 2019

SJDHDS alerta para o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Neste sábado (18), dia instituído como marco no Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), através da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), realizou mobilização e ações de sensibilização para o combate e denúncia desse crime.

Durante toda manhã, material informativo como panfletos, ventarolas, adesivos e cartazes foram distribuídos e colados nas imediações da Estação da Lapa, no centro de Salvador.  O material reforça a campanha lançada pela SJDHDS no Carnaval, com o tema “O Trabalho Infantil e a Exploração Sexual não aparecem como esta campanha”. O objetivo foi chamar a atenção da comunidade para o tema, despertando a consciência da população para que todos possam denunciar e contribuir no combate às violações dos direitos da criança e do adolescente.

A mobilização tem uma dupla importância, segundo Iara Farias, coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente da SJDHDS.

"Precisamos sensibilizar as pessoas sobre a importância da denúncia, e para além disso, precisamos provocar uma reflexão na sociedade sobre o problema, pois o silenciamento acaba contribuindo para que crimes contra a criança e o adolescente continuem a acontecer. O número de denúncias tem diminuído, mas o de atendimentos pelos órgãos e programas de proteção, aumentaram. Significa que precisamos chamar a responsabilidade de todos no combate contra esse crime", destacou ela.

A professora Suzana Rangel, que estava passando pela Estação da Lapa com a família e foi abordada pelo grupo que distribuía os materiais informativos da campanha, relatou que acha essencial que essa ação possa ser realizada em todos os espaços."Muitas vezes o abuso acontece dentro da própria casa, por pessoas próximas ou até mesmo do círculo familiar, por isso é muito importante que mobilizações assim aconteçam sempre, e que também seja feito em outros espaços, nas escolas principalmente, para que as crianças e os adolescente se encorajem a relatar se estiverem passando pelo problema", pontuou.

A mobilização contou com a parceria de diversas entidades governamentais e não governamentais, parceiras do Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Ao total, 12 organizações que se dedicam à causa, participaram da ação. Finalizada a panfletagem, profissionais ficaram disponíveis para receber denúncias de pessoas que se encorajaram a falar, sobre casos de abusos que tem conhecimento. Todos foram orientados sobre como proceder.

Para Antônio Ferreira, auditor fiscal do trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho do Estado da Bahia, esse tipo de conscientização pública faz com as pessoas pensem sobre a gravidade do problema.

“A falta de denúncia pode prejudicar muitas vidas, essa ação de mobilização faz com que as pessoas reflitam, até sobre situações que vivenciam no cotidiano. Esse alerta social em rede acaba ganhando mais força e acabamos agregamos novos parceiros no enfrentamento ao crime. A nossa primeira preocupação deve ser tirar aquela criança ou adolescente daquela situação de risco. Não podemos ter medo de denunciar", finalizou.


Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado. Seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações semelhantes a essa, continuam a se repetir.


Fotos: Michelle Brito

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑