Um dos maiores e remanescentes de mata atlântica do País e de grande importância ambiental, histórica e religiosa. O Parque São Bartolomeu, localizado no subúrbio de Salvador, envolve uma área de preservação ambiental da Bacia do Rio do Cobre, também possui uma represa e cascatas bastante visitadas pelos turistas do Brasil e do mundo.
Um verdadeiro paraíso ecológico que tem atraído diversas pessoas pela beleza das cachoeiras, que inspiram o público a momentos de paz, lazer e esporte como rapel, que é um dos mais praticados pelos turistas. O parque também tem vários atrativos.
Na manhã deste domingo(19), milhares de pessoas visitaram o parque são Bartolomeu, no encontro foram realizadas diversas atividades: físicas, piqueniques, rapel e sessões de fotos. Um dos destaques que chamou atenção do público presente foi o grupo Movimento das 7 mulheres.
Com a iniciativa de empoderar as mulheres soteropolitanas, a Presidente fundadora do movimento 7 Mulheres, Nethe Damasceno, que participou da trilha, disse que o grupo é movimentado por núcleo de 7 mulheres em cada bairro de Salvador.
“ A idéia é que a gente consiga implantar este núcleo em todos os bairros de Salvador, temos 163 bairros e precisamos empoderar outras mulheres", revela.
Ainda de acordo com Nethe, o objetivo principal é o empoderamento das mulheres de Salvador.
Segundo ela, os núcleos são organizados nos bairros com um eixo temático de acordo com a cultura , com o histórico do bairro , e principalmente às necessidades das mulheres.
“ O movimento promove vários cursos , oficinas, capacitação, encontros, e roda de conversas, com o intuito de empoderar as mulheres e ajudá-las no empreendedorismo, nosso país está passando por dificuldades por conta do aumento do desemprego, neste sentido estamos tratando com empreendedorismo de mulheres”, declara.
Segundo ela além dos eixos temáticos, o movimento conta com todas as especificidades profissionais, os núcleos específicos com psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos, o núcleo cultura e poetas da Bahia. O movimento conta com parcerias firmadas com as Secretarias de Políticas para as Mulheres e Secretaria do Trabalho que contribuem para o crescimento das mulheres.
“Não há razão para este lugar estar assim”.
Nice Mendes, que também participou da trilha, disse que não há razão para este espaço estar neste estado. "É necessário que os poderes públicos tenham mais cuidado, olhar mais por este lugar, aqui é uma reserva ecológica, este lugar é a maior concentração de ar puro da cidade", avalia.
Moradora do bairro desde criança, Jucélia Peixoto marcou presença no encontro e afirmou que o parque foi revitalizado há muito tempo, mas as cachoeiras estão poluídas. “A gente brincava aqui nas cachoeiras, várias crianças tinham como uma área de lazer, é triste de ver as águas contaminadas e até hoje nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes”, lamenta.
Márcia Maciel e Meire Lucia que são integrantes do movimento também participaram da trilha.
Imagens e reportagem Ana Meira Dias / Salvador Notícias
0 comentários :
Postar um comentário