Com presença do ex-governador baiano Roberto Santos e do reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, a Academia de Ciências da Bahia (ACB) realiza nesta quarta-feira, dia 5 de junho, a cerimônia de posse dos novos acadêmicos admitidos na entidade em 2019. A cerimônia acontecerá às 18h, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. No total, serão empossados 19 novos membros, indicados por seu notório saber e relevância de seus trabalhos e pesquisas científicas.
A cerimônia de posse contará com apresentação musical do violonista Mario Ulloa. Em seguida, os acadêmicos Evelina de Carvalho Sá Hoisel e Luiz Antonio Rodrigues de Freitas vão conduzir a apresentação e posse dos novos acadêmicos. O acadêmico Irundi Edelweiss fará a saudação aos novos membros da ACB, enquanto a professora Ana Cristina Fermino Soares fará o discurso em nome dos novos acadêmicos. Para encerrar, o presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Bittencourt de Andrade, fará a saudação geral em nome da instituição.
Vale destacar que os novos acadêmicos foram escolhidos após serem submetidos à indicação, submissão e votação pelo Conselho da Academia de Ciências da Bahia. São 18 novos Membros Titulares e 1 novo Membro Júnior. Os membros titulares vão compor os grupos de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra (6), Ciências da Vida (4), Filosofia e Ciências Humanas (5), Ciências Sociais e Sociais Aplicadas (1) e Artes (2).
Academia
A Academia de Ciências da Bahia (ACB) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 17 de setembro de 2010, na cidade do Salvador e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem-estar social no nosso país, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia. A ACB atua no sentido de estimular a formação de pesquisadores nas áreas da ciência e da tecnologia.
NOVOS ACADÊMICOS
MEMBROS TITULARES
Ciências Exatas, Agrárias e da Terra:
Ana Cristina Fermino Soares
José Luís Gonçalves de Almeida
Sandro Lemos Machado
Sebastião de Oliveira e Silva
Suani Tavares Rubim de Pinho
Vânia Palmeira Campos
Ciências da Vida:
Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino
Marcos Almeida Matos
Maria da Glória Lima Cruz Teixeira
Ubirajara de Oliveira Barroso Júnior
Filosofia e Ciências Humanas:
Anete Brito Leal Ivo
Antonio Virgílio Bittencourt Bastos
Inaiá Maria Moreira de Carvalho
Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza
Wlamyra Ribeiro de Albuquerque
Ciências Sociais e Sociais Aplicadas:
Flávia Goulart Mota Garcia Rosa
Artes:
Clyde Wesley Morgan
Luiz César Alves Marfuz
MEMBRO JÚNIOR:
Arthur Trancoso Lopo de Queiroz
0 comentários :
Postar um comentário